Coleção CB - Curtume Brasil

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAEL CB

Título

Curtume Brasil

Data(s)

  • [1922] (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

7 fotografias preto e branco (17 x 23 cm) coladas em cartão e 6 negativos 35mm, sendo 3 duplicatas.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1915-1996)

História administrativa

O Curtume Brasil, também conhecido como Curtume Firmino Costa, foi fundado em 1915 na cidade de Campinas, estado de São Paulo. Localizava-se na Vila Industrial, primeiro bairro operário da cidade, próximo aos curtumes Cantúsio e Companhia Curtidora Campineira de Calçados, bem como das Companhias de Estradas de Ferro Paulista e Mogiana.

História do arquivo

A origem da coleção é incerta. Os itens encontravam-se junto às fotografias da coleção Carioba como se constituíssem um único conjunto. Em agosto de 2004, a Seção de Processamento Técnico do AEL promoveu uma avaliação no acervo fotográfico e resolveu tratar as fotografias como conjuntos independentes.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Dado não disponível.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção é composta por fotografias que registram algumas etapas da preparação do couro, bem como as instalações do estabelecimento e um grupo de trabalhadores do Curtume Brasil. As fotos são de autoria do estúdio Photografia Costa.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Catálogo impresso disponível na Sala de Pesquisa do AEL.

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    CB FT/00001-FT/00007 caixa 1

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    As datas das fotografias foram atribuídas através de anotações presentes nos cartões em que as mesmas estão coladas.

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    01/08/2004 (criação)
    07/11/2023 (revisão)

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Maria Dutra em 1 de agosto de 2004 e complementada por Vânia R. P. de Miranda em 10 de setembro de 2008, ambas técnicas da Seção de Processamento Técnico do AEL. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em novembro de 2023.

        Área de ingresso