Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1922] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
7 fotografias preto e branco (17 x 23 cm) coladas em cartão e 6 negativos 35mm, sendo 3 duplicatas.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
O Curtume Brasil, também conhecido como Curtume Firmino Costa, foi fundado em 1915 na cidade de Campinas, estado de São Paulo. Localizava-se na Vila Industrial, primeiro bairro operário da cidade, próximo aos curtumes Cantúsio e Companhia Curtidora Campineira de Calçados, bem como das Companhias de Estradas de Ferro Paulista e Mogiana.
Entidade detentora
História do arquivo
A origem da coleção é incerta. Os itens encontravam-se junto às fotografias da coleção Carioba como se constituíssem um único conjunto. Em agosto de 2004, a Seção de Processamento Técnico do AEL promoveu uma avaliação no acervo fotográfico e resolveu tratar as fotografias como conjuntos independentes.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Dado não disponível.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção é composta por fotografias que registram algumas etapas da preparação do couro, bem como as instalações do estabelecimento e um grupo de trabalhadores do Curtume Brasil. As fotos são de autoria do estúdio Photografia Costa.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Catálogo impresso disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
CB FT/00001-FT/00007 caixa 1
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
As datas das fotografias foram atribuídas através de anotações presentes nos cartões em que as mesmas estão coladas.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
01/08/2004 (criação)
07/11/2023 (revisão)
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Maria Dutra em 1 de agosto de 2004 e complementada por Vânia R. P. de Miranda em 10 de setembro de 2008, ambas técnicas da Seção de Processamento Técnico do AEL. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em novembro de 2023.