Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1959-2010 (com lacunas) (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
21 pastas com documentação textual, 145 títulos de periódicos, 24 livros, 15 folhetos, 22 fotografias, 9 cartazes, 18 DVD’s, 9 CD’s e 15 objetos tridimensionais.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Clovis Alfredo Carvalho Casemiro (1958- ) é profissional do turismo brasileiro desde 1979, tendo atuado como gerente de diversas redes de hotéis. Trouxe ao Brasil o primeiro encontro de Turismo Gay e Lésbico Internacional, em 1997. Foi diretor da Associação Internacional de Turismo Gay e Lésbico (IGLTA) entre os anos 1998 e 2002, embaixador da mesma organização entre os anos 2007 e 2009 e membro do comitê da Convenção da IGLTA de 2012, em Florianópolis. Desde 1997 atua na área de turismo LGBT e participa de vários encontros neste segmento.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 1984, Clovis Casemiro manifestou interesse em doar ao AEL as duplicatas de livros e periódicos de sua coleção. Iniciou, então, o envio de remessas de obras de sua autoria e de terceiros. Em dezembro de 2009, entrou novamente em contato com o Arquivo oferecendo a doação de nova documentação, que foi efetivamente oficializada em março de 2010.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Clovis Alfredo Carvalho Casemiro em 18 de março de 2010.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo reunido por Clovis Casemiro possui temática ligada à homossexualidade, especificamente, ao turismo gay e lésbico brasileiro e internacional. É constituído por originais de catálogos, informativos, fotos, DVD’s, material bibliográfico e objetos tridimensionais. Contêm ainda originais dos catálogos das convenções da Associação de Turismo Gay e Lésbico (IGLTA).
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
São esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
O conjunto documental foi organizado em cinco grupos: 1) Documentação pessoal, 2) Participação como membro da IGTLA, 3) Agenciamento de turismo, 4) Organização e consultoria de eventos e 5) Participação em projetos de inclusão; além de três dossiês: 1) Guias turísticos, 2) Roteiros para turismo homossexual e 3) Companhias de viagens. Contém ainda documentos anexos, tais como: panfletos, cartões de visita, calendários, recortes, cartazes, CD’s, DVD’s, objetos tridimensionais, livros, folhetos e periódicos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- alemão
- espanhol
- inglês
- italiano
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Periódicos, folhetos, CD’s, DVD’s, tridimensionais, cartazes, panfletos, cartões de visita, calendários, documentos impressos (textos), foram retirados das pastas e catalogados individualmente. Esta decisão foi tomada uma vez que não foi possível identificar o contexto em que foram acumulados.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
05/05/2010 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Neiva G. Oliveira, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 5 de maio de 2010. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020.