Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1960-1979 (período predominante) (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
24 pastas de documentação textual, 4 títulos de periódicos e 1 cartaz.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Gilberto Mathias nasceu em São Paulo no dia 21 de julho de 1949, filho de Simão Mathias e Ana Mathias. Concluiu os estudos secundários em 1967 no Colégio Santa Cruz. Iniciou ainda jovem sua participação política no Partido Operário Comunista (POC), onde dirigiu as atividades de divulgação e imprensa junto ao setor operário, além de ter sido diretor regional do POC-São Paulo. Era aluno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP quando entrou para a clandestinidade em junho de 1969, seguindo para Paris no mês de setembro daquele ano, onde viveu até sua morte. Cursou Sociologia na Universidade de Paris VIII. Em 1974, tornou-se colaborador da revista francesa "Critiques de lÉconomie Politique", inicialmente com o pseudônimo de Fernandes, e publicou também em diversas revistas latino-americanas. Doutorou-se em 1983. No mesmo ano, publicou junto de Pierre Salama pela editora Brasiliense, "O Estado Superdesenvolvido: ensaios sobre a intervenção estatal e sobre as formas de dominação do capitalismo contemporâneo", com tradução de Carlos Nelson Coutinho. Lecionou Economia na Universidade de Paris-I.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O conjunto documental foi organizado por Clara Mafra com apoio da FAPESP em 1991.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Helena Sumiko Hirata em 1989.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção reúne documentos de organizações de esquerda às quais Gilberto Mathias esteve ligado e que atuaram na clandestinidade no Brasil, entre 1960 e 1975. Funcionaram de forma dispersa quando se estabeleceram no exterior, aproximadamente no período compreendido entre 1970 e 1979. Contém comunicados, textos e publicações mimeografadas, panfletos e correspondência relativos às organizações: Política Operária (PO), Organização Revolucionária Marxista Política Operária (POLOP), Partido Operário Comunista (POC), Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-PALMARES), Ação Libertadora Nacional (ALN), Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e Democracia Socialista (DS). Reúne também documentos relativos à campanhas internacionais de ajuda aos presos políticos, bem como periódicos das organizações e outros de temas afins.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
O conjunto documental foi organizado em duas séries: 1) Organizações de esquerda e 2) Movimento de apoio no exterior, com suas respectivas subséries.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Um inventário impresso com informações adicionais sobre essa documentação está disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
GM pastas 1-24
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
01/10/2002 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.