Fundo JNL - Janaína Lima

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL JNL

Título

Janaína Lima

Data(s)

  • 2000-2021 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

2 caixas-arquivos com documentação textual, 21 revistas, 19 livros, 9 fitas VHS, 1 DVD, documentos pessoais e 2 pastas em grande formato com fotografias, folders e objetos tridimensionais.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1975-2021)

Biografia

Janaína Lima nasceu em 8 de outubro de 1975 no estado do Rio Grande do Norte, sendo registrada em Araruna, Paraíba. Formou-se em pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) de Campinas, onde residiu até o seu falecimento. Janaina Lima foi uma travesti feminina, negra, militante dos movimentos LGBTQIA+, em especial na defesa dos direitos travesti e transexuais. Além de pedagoga, foi também educadora social, vendedora autônoma e profissional do sexo. Em seu arquivo constam mais de 30 palestras realizadas em torno do tema da travestilidade por diversos estados do país, tais como Bahia, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, entre outros. Atuou na militância política como participante do Grupo Identidade de Campinas e fez parte do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade de São Paulo desde 19 de dezembro de 2012, sendo a primeira presidenta travesti do conselho no ano de 2014. Foi, ainda, membro da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Janaína faleceu no dia 3 de setembro de 2021, vítima de um ataque cardíaco.

Entidade custodiadora

História do arquivo

O conjunto é constituído por materiais reunidos por Janaína Lima em suas pesquisas sobre a temática LGBTQIA+. O acervo foi doado por uma pessoa próxima de Janaína em 2021, após a morte da titular.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Daniele Cordeiro Motta em 16 de dezembro de 2021.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo é constituído de material audiovisual, fitas, CDs e DVDs, e de documentação textual, livros, fotos, revistas e documentos pessoais da titular, como certificados e produções acadêmicas. Existem ainda objetos tridimensionais, tais como medalhas e objetos pessoais.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Listagem.

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Reserva técnica.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos relacionados ao movimento LGBT: Clovis Casemiro, Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), Grupo Outra Coisa – Ação Homossexualista, Grupo SOMOS, Identidade – Grupo de Luta pela Diversidade Sexual, João Antônio Mascarenhas, Mo.Le.Ca. – Movimento Lésbico de Campinas, Paulo Ottoni e Turma OK.

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

06/03/2023 (criação)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Paloma Batista da Silva Farias, bolsista SAE/Unicamp, e revisada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 6 de março de 2023.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados