Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2000-2010 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
19 caixas-arquivo e 6 pastas grande formato de documentação não avaliada (contém material textual, iconográfico, audiovisual e tridimensional).
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O grupo Mo.Le.Ca. – Movimento Lésbico de Campinas foi fundado em maio de 2000 por um conjunto de mulheres dissidentes de outro coletivo militante, o Identidade – Grupo de Luta pela Diversidade Sexual, também de Campinas. A iniciativa, de acordo com suas fundadoras, nasceu da necessidade de criação de um espaço para acolhimento e promoção de discussões voltadas especificamente à população lésbica da cidade. Um local seguro em que pudessem compartilhar experiências da vivência lésbica, evidenciar suas demandas, lutar contra os preconceitos que sofriam e que promovesse a inclusão dessas mulheres na sociedade de forma igualitária. Após a realização de uma reunião entre lésbicas, bissexuais e interessadas, em que discutiram suas impressões a respeito da criação do grupo, ficou decidido que o mesmo seria formado e dirigido exclusivamente por mulheres. O Mo.Le.Ca. se constituiu como organização sem fins lucrativos e, de acordo com suas integrantes, sua orientação baseava-se em princípios feministas. Entre seus objetivos estavam a promoção da visibilidade de mulheres homossexuais e seu fortalecimento social, educacional e político; incentivo da autoestima das mulheres lésbicas e bissexuais através da realização de atividades artístico-culturais e de ajuda mútua; além da reivindicação de políticas públicas favoráveis à afirmação política e social dessa população. Nesse sentido, durante os dez anos em que esteve ativo, produziu cinco edições da Mostra de Arte Lésbica, três edições do Curso de Cidadania Lésbica, dois curta-metragens, foi integrante da comissão organizadora das quatro primeiras edições da Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo, organizou junto dos grupos Identidade e NuDU a IV Manifestação Sáfica – Evento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Campinas (em 28 de junho de 2008), participou da fundação da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), atuou em conjunto a outros grupos militantes no Orçamento Participativo do Município de Campinas e na organização das primeiras edições da Parada do Orgulho Homossexual (atualmente Parada do Orgulho LGBT) realizadas na cidade. Apesar de ter desenvolvido diversos projetos relevantes para a militância lésbica e bissexual de Campinas, tendo inclusive se tornado Ponto de Cultura da cidade, o Mo.Le.Ca. encerrou suas atividades em 2010 devido a impossibilidade de suas integrantes se dedicarem integralmente ao grupo.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Até a sua doação em 2019, a documentação se encontrava dispersa nas residências de antigas integrantes do grupo.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Maria Amélia Moreno Manarini em 29 de janeiro de 2019.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é composto por diversos tipos de materiais, tais como: recortes de jornais e revistas do período de 2000 a 2010, folders, cartazes, correspondência, fotografias, atas de reuniões, estatutos entre outros documentos provenientes das atividades do grupo.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Uma listagem com informações adicionais sobre este conjunto documental está disponível mediante solicitação.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ZANOLI, Vinícius Pedro Correia. Fronteiras da política: relações e disputas no campo do movimento LGBT em Campinas (1995-2013). 2015. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1625124. Acesso em: 10 fev. 2022.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
10/2020 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Lívia Cristina Corrêa, técnica da Seção de Processos Técnicos e Atendimento do AEL, em outubro de 2020.