Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1985-2006 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Contém 159 fitas-cassete contendo 76 entrevistas, sendo 45 com transcrição.
1 volume encadernado contendo as transcrições e roteiros de 6 entrevistas transcritas, 1 tese de mestrado e 1 rolo de microfilme.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Denise Rollemberg Cruz nasceu em 1963 no Rio de Janeiro. Graduou-se em História na Universidade Federal Fluminense, é mestre e doutora em História Social pela UFFL. Atualmente é professora visitante de História Contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Livros Publicados:
- A Idéia da Revolução: da luta armada ao fim do exílio (1961-1979), 1992. Dissertação de Mestrado (História Social) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1992.
- O Apoio de Cuba à Luta Armada no Brasil - o treinamento guerrilheiro. Rio de Janeiro: MAUAD, 2001.
- Exílio. Entre Raízes e Radares. Rio de Janeiro: Record, 1999.
- Que História é essa ? Rio de Janeiro: Relume Dumará - Centro Cultural Banco do Brasil, 1994 (organizadora)
Nome do produtor
Biografia
Jean Rodrigues Sales é doutorando em História pelo IFCH-Unicamp.
É mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas: em 2000, pesquisa feita sob a orientação do professor Dr. Cláudio Henrique de Moraes Batalha: Partido Comunista do Brasil-Pc do B: propostas teóricas e prática política 1962-1976.
Nome do produtor
Biografia
Marcelo Siqueira Ridenti, nasceu em São Paulo no ano de 1959. Em 1989, doutorou-se em Sociologia na USP, onde também se graduou em Ciências Sociais e em Direito no ano de 1982. Coordenou, de 1989 a 1993, o Grupo de Trabalho "Partidos e Movimentos de Esquerda" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Em 1999, obteu a titulação de livre docência pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Em busca do povo brasileiro - romantismo revolucionário de artistas e intelectais pós-1960.
Foi diretor adjunto do AEL de outubro de 2000 à setembro de 2003, passando a exercer o cargo de diretor titular em outubro de 2003 à outubro de 2004.
Atividade Profissional: -professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil, lecionando a disciplina de sociologia na graduação. (1983-1990).
- professor doutor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. (1990 - 1998).
- professor livre-docente na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil (1998- atual).
Publicações: - O golpe e a ditadura militar, 40 anos depois (1964 - 2004). Bauru, SP: EDUSC, 2004.
- Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. 1ª- edição. Rio de Janeiro: Record, 2000.
- Classes Sociais e Representação. São Paulo: Cortez, 1994
- Professores e Ativistas da Esfera Pública. São Paulo: Cortez, 1995
- Resistência e Transformação - Seminário Temático V. Araraquara: FCL UNESP, 1993.
- O Fantasma da Revolução Brasileira. São Paulo: Unesp - Fapesp, 1993.
- Política Pra que ? Atuação Partidária No Brasil Comtemporâneo. São Paulo: ATUAL, 1992.
Nome do produtor
Biografia
Mário Augusto Medeiros da Silva nasceu em 1982, em São Paulo. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas, tendo publicado em 2003 sua monografia de conclusão de curso "Representações da Realidade (1966 - 1970)", premiada no XII concurso de Monografias do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Concluiu o Mestrado em Sociologia em 2006, sob a orientação de Maria Lygia Quartim de Moraes, acerca de memórias e romances de guerrilheiros urbanos, sob o título de "Prelúdios e Noturnos: Ficções, Revisões e Trajetórias de um Projeto Político". Em março de 2011 conclui a tese de doutorado em sociologia na Unicamp, intitulada "A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)", sob a orientação da Profa. Dra. Elide Rugai Bastos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
As entrevistas foram doadas separadamente por cada produtos.
Em março de 2005 optamos por juntar a descrição das três coleções em uma grande coleção entitulada Militância Política e Luta Armada no Brasil - Depoimentos. No entanto as procedências de cada coleção permanecem separadas preservando sua identidade e proveniência. Foi confeccionado um catálogo das coleções. Em 12.2006 foi incorporada a coleção Mário Augusto Medeiros da Silva e atualizado o catálogo das coleções.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Denise Rollemberg em março e abril de 2001
Doação de Marcelo Siqueira Ridenti em 1994
Doação de Jean Rodrigues Salles em 21.02.2001
Doação de Mário Augusto Medeiros da Silva em 16.05.2006
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém entrevistas com ex-militantes da luta armada, líderes estuantis e ex-exilados políticos brasileiros, oriundos de diversas organizações políticas atuantes no Brasil durante o período da ditadura militar, desde o golpe de 1964 até a anistia política em 1979. As entrevistas realizadas pelos produtores das coleções, destinaram-se a produção de trabalhos acadêmicos naárea de História Social. Encontram-se depoimentos sobre movimento estudantil, militância política, estrutura das organizações políticas aquem pertenciam os militantes, movimentos gurrilheiros urbanos e rurais, luta armada e ações terroristas das organizações políticas de esquerda, exílio político e treinamento guerilheiro em Cuba.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
É possível a incorporação de outros depoimentos com a mesma temática da coleção.
Em maio de 2006 foi incorporada a coleção Mário Augusto Medeiros da Silva.
Sistema de arranjo
A coleção está dividida em quatro partes de acordo com a procedência da documentação: Denise Rollemberg, Marcelo Ridenti, Jean Rodrigues Salles e Mário Augusto Medeiros da Silva.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre
Condiçoes de reprodução
Respeitando-se as normas internas do AEL
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Algumas fitas contém partes inaudíveis ou pouco audíveis.
Algumas transcrições de entrevistas realizadas por Marcelo Ridenti encontam-se rasuradas e/ou pouco legíveis. As demais fitas cassetes encontram-se em bm estado de conservação.
Somente 8 entrevistas realizadas por Denise Rollemberg estão transcritas (27 fitas-cassete).
Instrumentos de descrição
Catálogo da coleção com o Título: "Militância Política e Luta Armada no Brasil - Depoimentos. Catálogo das coleções: Denise Rollemberg, Marcelo Ridenti, Jean Rodrigues Salles e Mário Augusto Medeiros da Silva.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: Ver área de notas; Localização Física: Denise Rollemberg: Pastas 1-4, Fitas cassetes: FC/01310 a FC/01310-104; Marcelo Siqueira Ridenti: Pastas 5-10, FC/00087 a FC/00139; Jean Rodrigues Salles: Pasta: 11 (somente transcrições); Mário Augusto Medeiros da Silva: Pasta 12
Tese: Si38p / CPDS teses
Existência e localização de cópias
Ver aréa de notas
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ROLLEMBERG, Denise. O Apoio de Cuba à luta armada no Brasil: o treinamento guerrilheiro. Rio de Janeiro: MAUAD, 2001.
RIDENTI, Marcelo Siqueira. O Fantasma da RevoluçãoBrasileira: raízes sociais das esquerdas armadas, 1964-1974. São Paulo: editora Unes
SALES, Jean Rodrigues. Partido Comunista do Brasil - PC do B: propostas teóricas e prática política 1962 - 1976. Dissertação (Mestrado em História) - IFCH - UNICAMP, Campinas, 2000.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da. Prelúdios e Noturnos: ficções, revisões e trajetórias de um projeto político. Dissertação de mestrado em Sociologia - IFCH - UNICAMP, Campinas, 2006.
Área de notas
Nota
As fitas-cassete das entrevistas doadas por Jean Rodrigues Salles
, encontram-se em poder do doador.
As entrevistas doadas por Denise Rollemberg, foram doadas também ao Laboratório de História Oral e Iconografia da Universidade Federal Fluminense.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
23/11/2005
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição preparada por Roberta de Moura Botelho, seção de processamento técnico. Atualizada em 31/05/2019