Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 25.11.2004 à 08.07.2005 ; Março 2006; Março 2011 (Produção)
Nível de descrição
Grupo
Dimensão e suporte
1 Dissertação de Mestrado; 1 Tese de Doutorado; 11 fitas cassetes contendo 06 entrevistas; 6 entrevistas transcritas e encadernadas em um vol. contendo cerca de 180 p.; 1 microfilme com cópia de documentação textual; 1 CD com cópia do microfilme.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Mário Augusto Medeiros da Silva nasceu em 1982, em São Paulo. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas, tendo publicado em 2003 sua monografia de conclusão de curso "Representações da Realidade (1966 - 1970)", premiada no XII concurso de Monografias do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Concluiu o Mestrado em Sociologia em 2006, sob a orientação de Maria Lygia Quartim de Moraes, acerca de memórias e romances de guerrilheiros urbanos, sob o título de "Prelúdios e Noturnos: Ficções, Revisões e Trajetórias de um Projeto Político". Em março de 2011 conclui a tese de doutorado em sociologia na Unicamp, intitulada "A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)", sob a orientação da Profa. Dra. Elide Rugai Bastos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
As entrevistas transcritas foram doadas ao AEL em 16.05.2006, juntamente com cópia da Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Sociologia/IFCH/Unicamp, como produto do trabalho de pesquisa que incluíram as entrevistas doadas. Em dezembro de 2006, a coleção foi incorporada à Coleção militância Política e Luta Armada no Brasil, descrita e organizada. Em 01/03/2007 foram doadas as fitas-cassetes referentes às entrevistas transcritas, 01 microfilme com cópia de documentação do Dossiê DEOPS do Arquivo do Estado de São Paulo e 01 CD com cópia de um documento do microfilme. Em dezembro de 2012 doou a tese de doutorado e o livro "Literatura afrodescendente", que contém um capítulo de sua autoria, sob o título "Literatura negra como literatura marginal: Brasil, 1980".
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Mário Augusto Medeiros da Silva
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém entrevistas com antigos guerrilheiros urbanos e suas análises sobre o período da luta armada, das experiências de prisão e exílio vividas por estes, bem como do retorno ao Brasil e ao contexto da sociedade brasileira. Os entrevistados são autores de livros de memórias do período da luta armada, e as entrevistas enfocam os assuntos acima citados através da análise dessas obras. Contém também, cópias de cartas de apelo à libertação de Renato Tapajós e a liberação do seu livro "Em câmera Lenta". Inclui ainda, cópia da Dissertação de Mestrado defendida pelo doador no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Departamento de Sociologia e cópia da tese de doutorado.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Não existe sistema de arranjo.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre
Condiçoes de reprodução
Observando-se as normas do AEL.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A documentação encontra-se em bom estado de conservação.
Instrumentos de descrição
Descrição completa e catálogo da coleção disponíveis na sala de pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: Os documentos textuais microfilmados e gravados em cd são cópias do Dossiê DEOPS do Arquivo do Estado de São Paulo.; Localização Física: Dissertação: T/UNICAMP Si38p (CPDS); Tese: T/UNICAMP Si38d (CPDS); Fitas-cassetes: FC/01478 à FC/01488; Microfilme: MPLA/00001; CD:CD/00090; Entrevistas: deslizante de documentação textual.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
20/12/2006
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição preparada por Roberta Botelho, seção de processamento técnico.