Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1964-2014 (com lacunas) (Produção)
Nível de descrição
Subgrupo
Dimensão e suporte
1.248 documentos textuais.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
No dia 9 de julho de 1952, reuniu-se na sede do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Batatais, um grupo de homens e mulheres negros e negras para a fundação de uma associação recreativa e beneficente destinada aos “homens de cor”, dando início a Sociedade Beneficente Recreativa Princesa Isabel. Apesar da destinação a um público específico, a Sociedade aceitava a presença de todos que tivessem interesse em suas atividades, tendo surgido como resposta aos clubes contemporâneos que não aceitavam negros em suas sedes. A princípio, as reuniões aconteciam em um salão de bailes alugado da cidade, mas já havia um interesse em ter uma sede própria, cuja construção foi concluída em 1962, financiada com o pagamento de mensalidades, doações e investimento privado. As festas, bailes e desfiles de carnaval (com a Escola de Samba da Princesa, fundada em 1955) contavam com grande comparecimento dos sócios, o que coloca a Sociedade em destaque na cidade. Em 14 de setembro de 1958, foi fundada a Biblioteca José do Patrocínio da Sociedade Recreativa Beneficente Princesa Isabel, o que demonstra a preocupação da Sociedade com a instrução de seus sócios. Além dessas preocupações internas, a Sociedade se relacionava com outras associações da cidade, como é possível perceber na expressiva documentação a respeito do “I Jogos Interclubes de Batatais”, que visava promover a integração e a recreação entre diferentes grupos. Além disso, o próprio fato de sua documentação ter sido depositada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Batatais, demonstra uma relação interessante entre a Sociedade Princesa Isabel e os trabalhadores da cidade. A Sociedade continua em atividade até o presente e, além das atividades recreativas como festas e bailes, conta também com um núcleo de ensino – Núcleo de Aprendizado Princesa Isabel –, com atividades voltadas a jovens e adultos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O subgrupo reúne material referente ao controle de contabilidade da Sociedade Beneficente Recreativa Princesa Isabel, como balanços, controle de caixa, controle de pagamentos, notas fiscais, orçamentos, entre outros.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O subgrupo foi organizado em dezenove séries: 1) Balanço financeiro, 2) Certidão negativa de débito, 3) Controle de caixa, 4) Controle de entrada e saída de mercadorias, 5) Controle de pagamento de mensalidade, 6) Correção monetária, 7) Documentos de Arrecadação de Receitas Previdenciárias – DARP, 8) Guia de Previdência Social – GPS, 9) Guia de recolhimento de contribuição assistencial, 10) Guia de recolhimento de contribuição sindical, 11) Guia de recolhimento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF, 12) Guia de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, 13) Guia de recolhimento de ICMS, 14) Imposto de renda, 15) Nota fiscal, 16) Orçamento, 17) Pedido de restituição de imposto, 18) Recibo de salário e 19) Recibo do sacado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
sbrpi_fi_cc (Repositório digital do AEL).