Fundo CRR - Carlos Ricardo Rosa

Área de identificação

Código de referência

BR SPCMAFCM CRR

Título

Carlos Ricardo Rosa

Data(s)

  • 1999 - 2014 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 30 cm
Documentos iconográficos: 345 itens

Área de contextualização

Nome do produtor

(1964 - atualmente)

Biografia

Carlos Ricardo Rosa é um músico, regente e professor com uma formação acadêmica e artística de destaque, especialmente ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua trajetória combina uma sólida formação em música, incluindo performance, regência e composição, com uma graduação em Física, demonstrando um perfil multifacetado.

Formação Musical

Carlos Ricardo Rosa iniciou seus estudos musicais em 1986, destacando-se por sua dedicação a diversas áreas da música:

  • Flauta doce: Estudou com Alexander Amaral e Valéria Bittar.
  • Análise, harmonia e composição: Recebeu orientação de Maria Helena Rosas Fernandes e outros renomados professores.
  • Percussão: Aprendeu com Glória Pereira da Cunha e André Juarez.
  • Técnica vocal e canto: Estudou com Cecília Valentim, Adriana Giarola e Niza Tank.
  • Regência coral e orquestral: Aprofundou-se com mestres como Kay Brown, Eduardo Navega, Benito Juarez e o sueco Erik Westberg.

Possui formação acadêmica diversificada:

  • Bacharel em Música – Regência pela Unicamp (1996).
  • Bacharel em Física pela Unicamp (1998).
  • Mestre em Artes – Música, com pesquisa em Estruturação Musical, também pela Unicamp (1998), sob a orientação da Profa. Maria Lúcia Pascoal.
  • Atualmente, realiza seu Doutorado em Música, complementando sua extensa trajetória acadêmica.

Atuação Artística

Rosa desenvolveu um trabalho consistente como regente, compositor e solista. Entre suas realizações:

  • Atuou em grupos de música antiga, como Pró-Música Antiga, Banda Modalis e Trio Ars Camjaraunis, explorando repertórios da Idade Média, Renascença, Barroco e do século XX.
  • Foi tenor solista na Missa em Sí Bemol Maior (1801) de Padre José Maurício, sob regência de Déborah Rossi (1992).

Como regente, dirigiu peças icônicas, incluindo:

  • Cantatas de Johann Sebastian Bach, como BWV 106 Actus Tragicus e BWV 56 Ich Will den Kreuzstab gerne tragen.
  • Ópera Dido e Aeneas de Henry Purcell (1995).
  • Obras orquestrais como a Sinfonia nº 4 de Robert Schumann (1996).
  • Grandes peças sacras como o Gloria de Antonio Vivaldi (2000).

Contribuições à Unicamp

Carlos Ricardo Rosa tem uma ligação profunda com a Unicamp, onde dirigiu importantes grupos musicais, como:

  • Coral Recital/ITAL.
  • Coral Vozes/Unicamp, com o qual lançou, em 2001, o CD Coletânea.

Além disso, liderou o Coral Vozes/FCM/Unicamp na conquista do 1º lugar no I Festival de Artes do Trabalhador do Serviço Público (2001), destacando-se pela qualidade de sua regência.

Legado

A trajetória de Carlos Ricardo Rosa combina excelência artística e acadêmica, consolidando-o como uma referência na regência coral e na música erudita brasileira. Sua contribuição vai além das apresentações, impactando a formação musical de novos talentos e promovendo a música como um elemento transformador na sociedade.

História do arquivo

O conjunto Carlos Ricardo Rosa, relacionado ao Coral da FCM, foi doado em 2017 ao Centro de Memória e Arquivo da FCM pelo próprio regente. O acervo reúne documentos que refletem a trajetória do Coral, além de registros curriculares de Carlos Ricardo Rosa. Fundado em abril de 1999 e encerrado em abril de 2015, o Coral era composto por funcionários, alunos e professores da área de Saúde da Unicamp. Inicialmente chamado Coral Vozes, passou a ser denominado Coral FCM em junho de 2004, com o apoio da diretoria da faculdade.

O grupo obteve destaque ao conquistar o 1º lugar no I Festival de Artes do Funcionário do Serviço Público, realizado em janeiro de 2001 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em agosto de 2011, lançou o CD “Coletâneas” visando divulgar suas atividades artísticas.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Carlos Ricardo Rosa

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne cartazes, folders, fotografias, troféus, certificados, partituras e listagens das apresentações realizadas pelo Coral FCM.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição.

Condiçoes de reprodução

Sem restrição.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário em formato eletrônico

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Acervo CMA/FCM:
Arquivo FCM 2, Estante da direita, Seção 3/7
Arquivo FCM 2, Estante da esquerda, Seção 1/7

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Assessoria de Relações Públicas

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Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição em 2017
Revisão em 2024

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Descrição elaborada por:
Ivan Luiz M. Franco do Amaral
Ana Beatriz Moura Gaal
André Martho Domingues

Zona da incorporação

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