Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1972-1998 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
10 caixas e 43 processos
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Instituído pela Portaria GR 140/74, de 23.08.1974, vinculado à Reitoria, o Centro de Estudos de Problemas Brasileiros, tinha por objetivos realizar pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento estender serviços à comunidade oferecer cursos em todos os níveis de estudo de problemas brasileiros e outros cursos de interesse da cultura nacional. Foi extinto pela Deliberação CONSU-A-02/94, de 29.03.1994.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Os documentos foram recolhidos junto ao Arquivo Central, logo após a sua extinção.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Centro de Estudos de Problemas Brasileiros
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação referente à administração de cursos, atos constitutivos e processos administrativos, correspondências, fotografias, trabalhos e provas de alunos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O fundo está organizado em grupos e a ordenação principal dos documentos é cronológica.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
livre
Condiçoes de reprodução
Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/ SIARQ e mediante autorização expressa.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listas de Remessa, Inventários Manuais; Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
19/09/2002
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Os documentos foram processados sob a coordenação de Márcia Aparecida Marques Silveira.