Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1925-1981 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
27 caixas 03 filmes
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Zeferino Vaz nasceu na cidade de São Paulo -SP, em 27/05/1908. Graduou-se e doutorou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) especializando-se em Parasitologia e Doenças Parasitárias, Biologia Geral e Genética e Zoologia Geral. Foi diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo, Secretário de Estado da Saúde Pública e Assistência Social (1963), diretor fundador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1951-1964), primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (1964-1965) e reitor da Universidade de Brasília (1964-1965). Em 1965 foi designado presidente da Comissão Organizadora da Universidade de Campinas tendo assumido em 21.12.1966 sua Reitoria, posto em que permaneceu até 1978 quando aposentou-se compulsoriamente aos 70 anos de idade. Continuou, entretanto, na presidência da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) até 1981, quando morreu vítima de problemas coronarianos. O período de 12 anos em que esteve a frente da universidade foi considerado como o de sua instalação. A documentação de Zeferino Vaz é representativa da história da universidade e auxilia a desvendar a sua estrutura, o seu funcionamento e as relações primárias e funcionais existentes em seu início. Parte do arquivo foi doado pela sua família em 1986 e parte foi recolhido diretamente do Gabinete do Reitor pelo Arquivo Central.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação foi transferida ao Arquivo Central pelo Gabinete do Reitor e Secretaria Geral da Unicamp e também pelos seus familiares, ambas em 1986. Também foram doados documentos que eram mantidos pelo Laboratório de Parasitologia da Faculdade de Medicina Veterinária da USP.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
VAZ, Zeferino
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Em geral, são documentos de cunho pessoal, produção científica intelectual, documentos administrativos e especiais, além de uma coleção de aproximadamente 7000 imagens, em grande maioria da Unicamp.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O fundo foi organizado segundo o princípio da proveniência da documentação, que resultou em dois grandes conjuntos documentais e vários dossiês, cuja ordenação é cronológica, alfabética ou mista.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Parte da documentação contém notações e gravuras. Os filmes necessitam de projetor para consulta.
Instrumentos de descrição
Catálogo Manuscrito e Catálogo Eletrônico:http://www.unicamp.br/siarq/pesquisa/guia/zeferino_vaz.html
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: Arquivo Central/SIARQ
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
23/09/2002
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Os documentos foram processados sob a supervisão de Márcia Aparecida Marques Silveira.