Fundo ABA - Associação Brasileira de Antropologia

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL ABA

Título

Associação Brasileira de Antropologia

Data(s)

  • 1978-2018 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

18 metros lineares de documentação textual, livros, periódicos, fotografias, negativos fotográficos, cartões postais, vídeos, DVD's, CD's, cartazes, quadros, sacolas, camisetas, crachás e canetas.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1955-)

História administrativa

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) é a mais antiga das associações científicas existentes no país na área das ciências sociais, ocupando hoje um papel de destaque na condução de questões relacionadas às políticas públicas referentes à educação, à ação social e à defesa dos direitos humanos. No decorrer de sua história, ela tem sido voz atuante em defesa das minorias étnicas, dos discriminados e posicionando-se consistentemente contra a injustiça social. Embora a ABA só tenha sido fundada por ocasião da 2ª Reunião Brasileira de Antropologia, em Salvador, em julho de 1955, vale ressaltar que uma reunião brasileira de antropologia já estava sendo planejada desde o início do ano de 1948, quando o Ministro da Educação e Saúde designou, por meio de portaria datada de 20 de fevereiro daquele ano, uma comissão integrada por Álvaro Fróes da Fonseca, Edgard Roquette Pinto, Arthur Ramos e Heloisa Alberto Torres, para planejar o Primeiro Congresso Brasileiro de Antropologia. Publica, desde 2004, a a revista acadêmica VIBRANT (Virtual Brazilian Anthropology) e desde 2014, a revista eletrônica Novos Debates.

Entidade custodiadora

História do arquivo

A primeira remessa de documentos doados ao AEL em 1995 encontrava-se sob a guarda do projeto "História da Antropologia no Brasil" coordenado por Mariza Corrêa, professora do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Juntamente com estes documentos vieram também documentos produzidos pela ABA a partir da gestão de 1988. Em 23 de março de 2005, o AEL recebeu desta associação uma segunda remessa: 24 caixas contendo documentos produzidos e acumulados na gestão da professora Yonne Leite, correspondente ao período de abril de 1998 a julho de 2000. Em 3 de junho de 2005, uma terceira remessa: 1 caixa com livros, cartazes e outros documentos entregues por Cornélia Eckert, secretária geral da ABA (gestão 2004-2006). Ainda neste mês e ano, uma quarta remessa foi doada ao AEL por intermédio da professora Mariza Corrêa: 52 fotografias de autoria do antropólogo Oracy Nogueira. Estas fotos trazem informações sobre eventos realizados pela associação e algumas personalidades ligadas à história da antropologia. A ABA fez novo depósito no AEL em 25 de julho de 2006 trazendo, à época, documentos referentes à gestão 2004-2006. Na ocasião, foram incorporados 3 fitas de vídeo, 12 DVD's, 02 CD-ROM, 4 títulos de livros e documentação textual. Em março de 2019, Miriam Pillar Grossi, presidente da ABA entre os anos 2004-2006, e membro efetivo do Conselho Diretor e Científico da ABA, doou ao AEL material gráfico, lista de inscritos, lista de credenciados, camisetas, materiais entregues aos congressistas etc., do 18. Congresso Mundial da IUAES, realizado entre 16 e 20 de julho de 2018, na Universidade Federal de Santa Catarina, do qual foi coordenadora geral. O congresso teve apoio institucional da ABA. Para saber mais sobre este evento busque: https://www.pt.iuaes2018.org/.

Procedência

Doação da primeira remessa realizada por Mariza Corrêa em 1995.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne a documentação da rotina acadêmica da associação: contato com agências de fomento, parcerias com associações, universidades e governo federal, documentação sobre a reunião anual, produção de seminários, congressos e encontros, além da produção documental administrativa, tais como correspondência, relatórios, pareceres, projetos e publicações. Traz ainda trabalhos desenvolvidos pela ABA para acompanhar a implementação de projetos junto a várias etnias, a saber: Projeto Carajás, Calha Norte, Polonoroeste, entre outros.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

São esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação parcialmente organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumentos de pesquisa impressos disponíveis na Sala de Pesquisa do AEL.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Cópias dessa documentação estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados à área da Antropologia: Antonio Arantes, Donald Pierson, Herbert Baldus, Mariza Corrêa, Peter Fry, Regina Müller, Roberto Cardoso de Oliveira, Slides de Pesquisa Etnológica e Verena Stolcke.

Descrições relacionadas

Nota de publicação

ECKERT, Cornélia, Godoi, Emilia Pietrafesa de. Homenagens Associação Brasileira de Antropologia 50 anos. Blumenau: Nova Letra, 2006. 408p.

Área de notas

Nota

Site oficial da Associação Brasileira de Antropologia disponível em: http://www.portal.abant.org.br. Acesso em: 19 Ago 2020.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

15/08/2007 (criação)
22/10/2019 (revisão)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda e Roberta de M. Botelho, técnicas da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 15 de agosto de 2007. Complementação realizada por Sílvia Rosana Modena Martini em 22 de outubro de 2019.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados