Fundo AP - Astrojildo Pereira

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL AP

Título

Astrojildo Pereira

Data(s)

  • 1810-1978 (predominante 1918-1965) (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

7 metros lineares de documentação textual, 25.060 recortes de jornais, 13 livros, 156 títulos de periódicos, 13 cartazes, 38 folhetos e 6 documentos iconográficos.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1890-1965)

Biografia

Astrojildo Pereira Duarte da Silva nasceu em Rio Bonito, Rio de Janeiro, no dia 8 de novembro de 1890, filho de Ramiro Pereira Duarte Silva e Isabel Neves da Silva. Iniciou sua vida política na Campanha Civilista com sua filiação ao Centro de Resistência Operária, em Niterói, aproximando-se dos anarquistas. Sua atividade sempre esteve ligada ao jornalismo político e literário. Foi colaborador e diretor de inúmeros periódicos anarquistas e comunistas, entre eles, "A Guerra Social", "A Barricada", "O Debate", "Crônica Subversiva", "Germinal", "Spartacus", "A Classe Operária", a revista "Movimento Comunista", entre outros. Foi um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro durante o congresso realizado em março de 1922. Preso em razão do golpe militar de 1964, foi libertado no ano seguinte por problemas de saúde, vindo a falecer em 21 de novembro de 1965.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Conjunto documental organizado em 1991 por Ema Rodrigues Camillo, socióloga e bolsista do Projeto Sociedade, Cultura e Política no Brasil República (financiado pela FAPESP), que elaborou a primeira versão do Inventário. Em meados de 1997, foi realizada uma revisão da organização e alguns documentos foram reclassificados. A descrição do fundo foi refeita de acordo com a ISAD(G) e a inserção de dados no sistema ocorreu em 2006.

Procedência

Doação de companheiros de militância política de Astrojildo Pereira em 1977.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação enriquece a compreensão dos acontecimentos históricos, políticos e literários mais marcantes do país no período, revelando a apurada percepção de Astrojildo Pereira na seleção precisa dos fatos mais importantes que compuseram o cenário político nacional e intelectual de boa parte do século XX. Composto por aproximadamente 30.000 documentos abarcando sua produção pessoal, correspondência e produção de terceiros, além de jornais, revistas e boletins brasileiros e estrangeiros, cartazes, livros, mapas, iconografia e folhetos. Destaca-se nesse fundo, um grande volume de recortes de jornais e revistas abordando questões políticas e literárias que foram reunidos de periódicos nacionais e internacionais e, principalmente, da imprensa alternativa do Rio de Janeiro, à época, a mais atuante no país. Um conjunto de doze cartazes trazidos do exterior, de autoria do gravurista Grand Jouan compõe-se verdadeira raridade sobre o movimento comunista internacional dos anos 1920 e 1930.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O conjunto documental foi organizado em quatro séries: 1) Documentação Pessoal, 2) Correspondência, 3) Produção Intelectual e 4) Produção de Terceiros; e oito dossiês: 1) Cultura, 2) Economia, 3) Educação, 4) Filosofia, 5) História, 6) Literatura, 7) Política e 8) Religião. Anexos: Livros, Folhetos, Cartazes, Jornais e Revistas.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Um inventário impresso com informações adicionais sobre esta documentação está disponível na Sala de Pesquisa do AEL

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

AP pastas 1-161

Existência e localização de cópias

Cópias dos mapas e cartazes estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos relacionados à História da Esquerda. Veja ainda documentos custodiados pelo Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem).

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

01/10/2006 (criação)
2020 (revisão)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico, em 1 outubro de 2006. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados