Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1976-2013] (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
70 metros lineares de documentação textual.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Fundado durante os anos de exceção (1976), aglutinou intelectuais que estavam à época impedidos de exercerem suas funções nas universidades públicas e privadas do país. Instituição civil sem fins lucrativos, se autointitula centro de pesquisa, reflexão e ação, tem como objetivo principal realizar pesquisas e debates sobre aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da realidade brasileira, com ênfase na problemática das classes populares. Desenvolve também consultoria e assessoria para entidades públicas e privadas, com vistas a aprimorar as políticas públicas e as relações entre governo, sociedade civil e empresas. Busque outras informações sobre o Cedec em: http://www.cedec.org.br/.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Este acervo documental encontra-se listado e possui um plano de classificação prévio, elaborado pelo próprio Cedec. As caixas arquivos que abrigam esta documentação estão sinalizadas a partir deste plano de classificação. Percebemos, por meio de amostragem, que a documentação que veio para o Arquivo Edgard Leuenroth apresentava lacunas; possivelmente alguns destes documentos não encontrados podem estar ainda na sede da instituição que realizou a doação, em São Paulo. Em 2019 Daniela Mussi, com o auxílio de Damião Silva Santos, bolsista BAS/SAE/Unicamp, elaborou nova listagem a partir da existente e descreveu, em uma planilha, somente os documentos que foram depositados no AEL. Junto a estes documentos foram encontrados periódicos de autoria da própria instituição, de seus pesquisadores e de outras, que subsidiavam as pesquisas realizadas pelo centro. Deste trabalho surgiu o Catálogo do fundo documental Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec), 2020, atual instrumento de localização do conjunto documental Cedec.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Cícero Romão Resende de Araújo, presidente do Cedec, em 23 de fevereiro de 2015.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
São aproximadamente 70 metros lineares de documentação que contam a história da própria instituição e de uma parte do desenvolvimento da pesquisa no país. As pesquisas e estudos realizados pelo Cedec focam temas como: direitos humanos e justiça social; constituição e cidadania; instituições e práticas democráticas; políticas públicas; pensamento social e político; relações internacionais e a integração regional. Há também documentos bibliográficos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
São esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Para a documentação da Reserva Técnica, consulta mediante agendamento prévio de 3 dias pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Reserva Técnica
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
CHAUÍ, Marilena; NOGUEIRA, Marco Aurélio. O pensamento político e a redemocratização do Brasil. Lua Nova, São Paulo, v. 71, p.173-228, 2007.
Nota de publicação
ELIAS, Paulo Eduardo. CEDEC 30 anos. Lua Nova, São Paulo, v.69, p. 9-11, 2006.
Nota de publicação
GIANNOTTI, José Arthur; COHN, Gabriel. As instituições de pesquisa independentes e a questão democrática. Lua Nova, São Paulo, v. 71, p.229-250, 2007.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
12/07/2017 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição da ficha documental de fundo elaborada por Silvia Rosana Modena Martini em 12 de julho de 2017. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020. Catálogo produzido por Daniela Mussi e Damião Silva Santos. Edição do catálogo: Danielle Dantas de Sousa.