Fundo DPP - Duarte Pacheco Pereira

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL DPP

Título

Duarte Pacheco Pereira

Data(s)

  • 1962-1980 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

96 documentos textuais não impressos, 18 artigos de jornal, 30 livros, 102 folhetos, 24 títulos de periódicos, 1 trabalho acadêmico, 2 fotografias, 1 fita de vídeo, 1 fita de áudio e 1 documento tridimensional.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1939-2021)

Biografia

Duarte Brasil Lago Pacheco Pereira nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 7 de março de 1939. Por volta do terceiro ano ginasial, entrou para o Seminário Central da Bahia, uma das escolas mais importantes do estado, onde estudou por seis anos antes de desistir da formação sacerdotal. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua atividade política no movimento estudantil baiano, chegando a ser vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1963. Foi um dos fundadores da Ação Popular (AP) em 1962, e de 1965 a 1973 vinculou-se à direção nacional da organização. Em 1965, transferiu-se para São Paulo onde trabalhou como professor universitário e jornalista e, no final da década de 1960, vinculou-se ao trabalho operário na cidade de Osasco. Escreveu diversos livros, entre eles, "ABC do entreguismo: o capital estrangeiro no Brasil" (Vozes), "Um perfil da classe operária" (Hucitec), "China: cinqüenta anos de República Popular" (Anita Garibaldi). Também publicou diversos artigos e ensaios, além de ter sido colaborador das revistas Realidade e Veja e do jornal Movimento.

Entidade custodiadora

História do arquivo

O material foi doado pelo titular em 2001, fruto de antigos entendimentos com Marco Aurélio Garcia e Ricardo Antunes, docentes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. A documentação foi agrupada em blocos temáticos pelo próprio Duarte Pacheco Pereira, sumariamente identificados e com notas explicativas.

Procedência

Doação de Duarte Brasil Pacheco Pereira em 24 de janeiro de 2001.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto é constituído por documentos relativos à partidos de esquerda e movimentos sociais e que foram acumulados por Duarte Pacheco Pereira durante sua militância política, especificamente a mais recente, pois grande parte dos documentos do período de sua clandestinidade (1968-1979) foi perdida. Reúne documentos da organização de esquerda Ação Popular (AP), destacando-se as resoluções nacionais, declarações de encontros, resoluções políticas e diretivas, textos para debates e textos para militantes, jornais da organização, além de livros, revistas e recortes sobre a AP. Do PCdoB, reúne documentos das décadas de 1960 e 1970, jornais, textos de divulgação publicados pelo partido e documentos de luta interna reunidos por força dos entendimentos mantidos com vistas à unificação entre as duas organizações partidárias. Junto a estes dois grandes temas, traz também documentos do movimento estudantil e do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de pesquisa carregado

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Acervo

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL o depoimento em vídeo de Duarte Pacheco Pereira, colhido pela equipe técnica do Arquivo em 24 de maio de 2001, disponível nos tombos: 796, 796.1 e 796.2.

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

01/06/2002 (criação)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 junho de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados