Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1933-1969 (período predominante) (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
80 pastas de documentação textual não impressa, 1.431 livros, 75 folhetos, 41 títulos de periódicos, 43 fotografias e 1 cartaz.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Hermínio Sacchetta nasceu em São Paulo, no ano de 1909, filho de Italo Sacchetta e Custódia Torre Pantaleo Sacchetta, imigrantes italianos. Iniciou sua carreira na imprensa como revisor do jornal "Correio Paulistano", passando depois por importantes veículos como "Folha da Manhã", "Folha da Noite", "Diários Associados" e "O Tempo". Engajou-se na militância política através do Partido Comunista do Brasil (PCB) em 1932, onde atuou no setor de agitação e propaganda, dirigiu o Comitê Regional de São Paulo e foi um dos principais editores do jornal "A Classe Operária". Em 1937, foi expulso da organização sob alegação de dissidência trotskista. Preso político durante o Estado Novo, após sua libertação em novembro de 1939, participou da fundação do Partido Socialista Revolucionário (PSR), vinculado à IV Internacional. Atuou na Liga Socialista Independente, de tendência luxemburguista e, nos anos 1960, no Movimento Comunista Internacionalista. Em agosto de 1959, foi preso e impedido de exercer a atividade jornalística por cinco anos. Mestre do jornalismo, colaborou na formação de vários profissionais e contribuiu com a imprensa diária e a de divulgação política. Morreu em 1982 na cidade de São Paulo.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação foi reunida pelo titular e, posteriormente, a família acrescentou documentos ao conjunto. Foram incorporados cópias de dez processos da Delegacia de Ordem Política e Social de São Paulo, de 1933 a 1939, relativos à atividade política do titular (Dossiê 3), sendo um deles relativo à Patrícia Galvão, doado por Vladimir Sacchetta, filho de Hermínio Sacchetta. Em outubro de 2002, foram incorporados dois rolos de microfilmes com cópias dos prontuários do titular e de Edgard Leuenroth arquivados no Deops (Arquivo do Estado de São Paulo), doados por Marília de Souza Lopes, neta de Hermínio Sacchetta. O fundo documental foi organizado na década de 1990 e teve seus dados inseridos no sistema eletrônico em 2007.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Vladimir Sacchetta em 1986.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto reúne a documentação pessoal de Hermínio Sacchetta, especialmente a correspondência mantida na prisão (junho de 1938 a outubro de 1939) e a documentação relativa às suas atividades à frente da Editora Flama. Em relação aos documentos internos das organizações políticas às quais esteve ligado, a maior expressão documental é relativa ao período em que esteve no PCB, abrangendo sua participação como responsável pelo trabalho de agitação e propaganda junto ao Secretariado Regional de São Paulo, na ANL e no Socorro Vermelho. Após este período, a documentação é relativa a outras organizações nas quais teve participação importante e que alinhavam-se às ideias trotskistas: Partido Socialista Revolucionário e Movimento Comunista Internacionalista. Traz também documentos relativos ao I Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e cópia de processos judiciais. Na biblioteca do titular é possível encontrar obras de Marx, Lênin e algumas obras raras.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
O conjunto documental foi organizado em quatro grupos: 1) Documentos pessoais, 2) Documentos políticos I, 3) Documentos políticos II e 4) Produção intelectual, com seus respectivos subgrupos, séries e subséries; e três dossiês: 1) Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, 2) Fotografias e 3) Processos. O conjunto também agrega documentos anexos tais como cartaz, livros, folhetos e periódicos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário impresso disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Os originais das fotografias encontram-se em posse da família de Hermínio Sacchetta.
HS pastas 1-80, HS MR/0001-0003
Existência e localização de cópias
Acervo: Sala 1 (Fotografias)
Reproduções de alguns itens estão disponíveis no repositório digital do AEL.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Livros, folhetos e periódicos catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, disponível em: https://acervus.unicamp.br/.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
01/10/2002 (criação)
03/2021 (revisão)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.