Fundo PE - Peter Eisenberg

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL PE

Título

Peter Eisenberg

Data(s)

  • 1970-1989 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

10,5 metros lineares de documentação textual, 88 volumes de documentação não avaliada, 62 rolos de microfilmes, 58 imagens fotográficas, 28 títulos de periódicos, 21 mapas, 24 fitas rolo, 1 folheto, 2 cartazes.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1940-1988)

Biografia

Peter Eisenberg nasceu na cidade de Nova York, Estados Unidos, em 1940. Graduou-se em Filosofia na Yale University, em 1961, e concluiu o mestrado em estudos hispano-americanos e luso-brasileiros pela Standford University, no ano seguinte. Doutorou-se em História da América Latina pela Columbia University, em 1969, com trabalho intitulado "The Sugar Industry of Pernambuco, 1850-1888". Iniciou sua carreira docente em Nova Jersey, onde lecionou de 1964 até 1975. Dividiu o final deste período com o cargo de Lecturer in History, na Univerty of the West Indies, e como Professor Assistente Doutor no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, para onde se transferiu definitivamente em 1975, atendendo à docência, orientação e demais funções. Sua obra abraça o tema do trabalho escravo, especialmente a passagem do trabalho escravo para o trabalho livre. Foi autor de um clássico da história econômica e social brasileira: "Modernização Sem Mudança: a indústria açucareira em Pernambuco, 1840-1910", publicado pela editora Paz e Terra, em 1977.

História do arquivo

A documentação foi entregue ao AEL pela esposa do titular em 1990, por ocasião da compra do acervo bibliográfico pela Unicamp.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Maria do Rosário Navarro de Oliveira Eisenberg em 1990.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo expressa o trabalho meticuloso de pesquisa do historiador sobre a temática social, em especial, ao estudo da escravidão e da população escrava, bem como da história demográfica em geral. Predomina a documentação relativa às suas atividades profissionais e acadêmicas, compreendendo um significativo conjunto de jornais e revistas (nacionais e estrangeiros) que tratam da temática social, dos movimentos de libertação, cultura e política; microfilmes dos arquivos paroquiais, com dados referentes a batismo, casamentos, óbitos (séculos XVIII e XIX); as listas de habitantes de Campinas, do mesmo período; teses e dissertações sobre escravidão; projetos, relatórios, fotografias, correspondências, anotações e fichamentos.

Avaliação, seleção e eliminação

A biblioteca do titular encontra-se entre as coleções da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (Bora) da Unicamp. (https://bora.unicamp.br/bora/peter-eisenberg/).

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    O upload do instrumento de pesquisa foi concluído

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Acervo: Sala 4 (PE MR/0001-MR/0062)

    Existência e localização de cópias

    Reproduções digitais dessa documentação encontram-se disponíveis no AEL Digit@l: https://www.ael.ifch.unicamp.br/ael-digital.

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    A biblioteca encontra-se na Seção de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central da Unicamp, disponível em: http://acervus.unicamp.br/index.html.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.

    Estado atual

    Final

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    30/07/2002 (criação)
    21/11/2018 (revisão)

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Vania R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 30 de julho de 2002. Complementação realizada por Sílvia Rosana Modena Martini em 21 de novembro de 2018.

        Área de ingresso