Coleção EVD - Projeto de Estudo do Vocabulário Disponível dos alunos de 1º Grau

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDAE EVD

Título

Projeto de Estudo do Vocabulário Disponível dos alunos de 1º Grau

Data(s)

  • 1975 - 1980 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

8 metros lineares

Área de contextualização

Nome do produtor

---

Biografia

O 'Projeto de Estudo do vocabulário Disponível dos Alunos de 1º Grau' situa-se no contexto das pesquisas sobre vocabulário fundamental e tem como objetivo levantar o vocabulário dominado por alunos de 1º grau das escolas oficiais da rede pública do Estado de São Paulo. Sob a responsabilidade inicial da Prof.ª Maria Alice de O Faria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília UNESP, o projeto foi financiado pela FAPESP a partir de 1975. Em 1978 a responsabilidade do projeto foi transferida para o Prof. Ataliba Teixeira de Castilho do Departamento de Linguística do IEL, Unicamp. Para a constituição do corpus do projeto foram selecionadas quatro cidades, cada qual representativa de uma região do Estado de São Paulo: Marília, São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos. Em cada cidade foram selecionadas duas escolas estaduais, sendo uma presumidamente frequentada por alunos de classe alta e a outra presumidamente frequentada por alunos da classe baixa. Foram escolhidos 24 alunos de cada uma das quatro ultimas séries do 1º grau, com idades entre 10 e 16 anos, os quais foram submetidos a questionários de avaliação sócio- cultural e preenchimentos de listas de palavras baseadas em centros de interesse pré-estabelecidos.

História do arquivo

A professora Célia Morais de Castilho, que integrou a equipe de pesquisadores do projeto, encaminhou a documentação ao CEDAE.

Procedência

Doação da professora Célia Morais de Castilho.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O material corresponde ao resultado da pesquisa lexical feita com um grupo de 763 alunos, sendo 24 alunos de cada uma das últimas série do lº Grau, entre 10 e 16 anos, que responderam a dois questionários: o primeiro relativo à identificação de nível sociocultural para classificação dos alunos e o segundo, denominado 'listas de frequência', elaborado com o propósito de induzir os alunos a registrarem as palavras de seu conhecimento em torno de determinados centros de interesse, constituindo os chamados 'vocabulários específicos'. Incluem ainda, relatórios de pesquisa, formulários de solicitação de recursos à FAPESP, correspondência e material administrativo relativo à execução do projeto.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Não organizado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Localização Física: Ar4B1-5

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

20/07/2009

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Ligia Belem

Zona da incorporação

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Pessoas e organizações relacionadas

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