Fundo HO - Haquira Osakabe

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDAE HO

Título

Haquira Osakabe

Data(s)

  • [entre sec. xix e sec. xx] (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

30 metros lineares (aproximadamente)

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

Haquira Osakabe nasceu em 01 de julho de 1939, em Ribeirão Preto, SP. Formou-se Bacharel em Letras Vernáculas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP, em 1969. Concluiu o Mestrado em Linguística, na Universidade de Besançon, França, em 1970. Doutorou-se em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, em 1975 . Concluiu o Pós-Doutoramento na Universidade de Besançon, em 1982 e Pós-Doutoramento, em Literatura Portuhguesa pela Universidade Clássica de Lisboa, em 1986. Na Unicamp, Haquira foi contratado como Instrutor, em 1969 junto ao grupo de Linguística, que na época pertencia ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. Aposentou-se em julho de 1997, mas continua como Professor Convidado junto Departamento de Teoria Literária. Dentre os cargos aos quais Haquira Osakabe ocupou, destacam-se: Coordenador do Curso Superior do Instituto de Estudos de Linguagem, (1976) Chefe do Departamento de Teoria Literária da Instituto de Estudos de Linguagem - IEL/Unicamp (1977-1978) Coordenação dos Cursos de Graduação (1979).

História do arquivo

Em 2010, o Prof. Dr. Alcir Pécora, enquanto Diretor do IEL, designou o Prof. Dr. Marcos Aparecido Lopes, do Departamento de Teoria Literária, para que examinasse os documentos do Prof. Haquira Osakabe que ficaram nas dependências do instituto após seu falecimento. O trabalho contou com a colaboração da aluna do curso de estudos literários Daniele de Souza e, a partir de uma triagem minuciosa, chegou à conclusão da importância do conjunto e à sugestão da criação de um acervo Haquira Osakabe no IEL. Por outro lado, ao se estabelecer um contato com a família, esta, além de consentir em doar os documentos, se pôs a selecionar documentos que também pertenceram a Haquira, mas que estavam sob sua posse.

Procedência

Doação dos herdeiros de Haquira Osakabe, representados por Teresinha Tizu Sato Schumaker, em 12 de junho de 2013.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Composto por farto material bibliográfico que abrange trabalhos sobre a cultura portuguesa; estudos medievais; estudos sobre as relações entre religião e literatura, com ênfase na espiritualidade cristã, principalmente o romance católico e certa tradição da poesia mística, também merece destaque uma bibliografia sobre o esoterismo e sua presença na obra de Fernando Pessoa; obras e estudos sobre literatura portuguesa; obras e estudos sobre literatura brasileira (romance e poesia; crítica e historiografia); obras e estudos sobre literatura e cultura japonesa; obras e estudos de literatura ocidental (obras traduzidas e originais). Faz parte também do acervo um conjunto de documentos pessoais, fotografias, correspondência (enviadas e recebidas), projetos de pesquisas, relatórios, manuscritos, textos publicados em revistas, vídeos e fita cassetes.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Não organizado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Listagem do fundo.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Âmbito e conteúdo: O levantamento dos temas presentes no material bibliográfico foi realizado pelo Prof. Dr. Marcos Aparecido Lopes (IEL/Unicamp), quando examinou o acervo.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de  Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Status

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada em 13/02/2014.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados