Fundo CACS - Campus Avançado de Cruzeiro do Sul (CACS)

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ CACS

Título

Campus Avançado de Cruzeiro do Sul (CACS)

Data(s)

  • 1970-1994 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

280 caixas, 236 processos e 02 filmes e objetos tridimensionais .

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

O Campus Avançado de Cruzeiro do Sul (CACS) localizava-se no município de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, e foi resultante de um convênio firmado entre a Unicamp, o Governo do Estado do Acre, a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, a Prelazia do Alto Juruá e a Fundação Projeto Rondon, em 04.02.1971. O "Campus" Avançado de Cruzeiro do Sul (CACS) estava subordinado à Reitoria e tinha como objetivos transformar a região em polo de desenvolvimento favorecer a aplicação prática de conhecimentos adquiridos na universidade, que fossem de utilidade para a população realizar estágios supervisionados em graduação e em pós-graduação promover cursos de extensão universitária e de formação profissional, entre outras. Com a extinção da Fundação Projeto Rondon pela Lei 7.732/89, de 14.02.1989, suas atribuições passaram a ser de responsabilidade da Universidade Federal do Acre dessa forma, encerrou-se também a participação da Unicamp naquela região. Entretanto, a universidade ainda manteve contato com o CACS até 1994, de forma a resolver problemas referentes a bens patrimoniais, de pessoal e administrativos.

História do arquivo

A documentação foi enviada por Catarina Aparecida Barlera, secretária do GTU - Grupo de Trabalho da Universidade, no período de 01/04/1992, através da Relação de Remessa 001/92 e 13/12/1993, Relação de Remessa 482/93. As fotografias foram cedidas por José Flávio Martins Bonilha, Diretor do CACS, nos meses de junho e julho de 1995.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentção é formada por inscrição de estagiários selecionados, dossiês de professores e de funcionários, relatório de atividades, correspondências, administração geral, cursos e treinamentos, atas e documentos de reuniões, convênios, projetos, notícias na imprensa, fotografias, filmes, documentos e processos administrativos e documentos tridimensionais.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O fundo está organizado em grupos e a ordenação principal dos documentos é cronológica.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

livre

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitidos, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

É necessário o uso de projetor específico para a consulta dos filmes.

Instrumentos de descrição

Listas de Remessa Inventários Manuscritos e Sistema de Protocolo

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Localização de originais: Arquivo Central/SIARQ

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

Status

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

21/02/2002

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Os documentos textuais foram processados sob a coordenação de Vera Lúcia do Nascimento Santos e Maria Aparecida Forti. Os documentos audiovisuais e as fotografias foram organizados por Cristina Barbieri.

Zona da incorporação

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