Fundo CENTAU - Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU)

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ CENTAU

Título

Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU)

Data(s)

  • 1974-1985 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

92 caixas e 187 processos

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

O Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU) foi criado junto à Reitoria pela Portaria GR 70/74, de 03.05.1974, tinha como missão desenvolver programas de pesquisa, além de colaborar nos programas governamentais de assistência à administração universitária para atender, dentro e fora da universidade, as mudanças na vida acadêmica determinadas pela Reforma Universitária. Eis alguns exemplos de trabalhos realizados pelo CENTAU: em 1975 foi firmado o primeiro contrato com uma instituição estrangeira, a Universidad Nacional de Assunción (UNA), cuja finalidade era a implementação de um plano global de desenvolvimento naquela universidade também em 1975 foi assinado um convênio com o Estado do Acre, cujo objetivo era a implantação de um Plano Estadual de Desenvolvimento no Estado em 1976, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi realizado um Seminário Internacional de Pesquisa Institucional (ao final do seminário foi criada a Associação Latino-Americana de Pesquisa Institucional (ALAPI), encarregada da difusão da pesquisa institucional nos países latino-americanos. O CENTAU foi extinto em 1985.

História do arquivo

O fundo foi transferido para o Arquivo Central em julho de 1988 e neste mesmo ano foi iniciado o trabalho de identificação, arranjo e descrição. Os documentos estavam armazenados em uma sala no prédio da Diretoria Geral da Administração, onde funcionava o órgão, desde 1985, junto com outros documentos da Reitoria. Em 2002 foram juntados ao fundo os processos administrativos que eram mantidos centralizados em um conjunto de processos.

Procedência

Diretoria Geral da Administração

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

É composto por atos, correspondências, separatas, processos e documentos administrativos, contratos e convênios, artigos publicados, relatórios, fotografias e materiais de seminários e eventos realizados pelo órgão, como por exemplo, o Seminário Internacional de Pesquisa Institucional.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Em 2002 foram incorporados ao conjunto processos administrativos do órgão.

Sistema de arranjo

Os documentos estão arranjados em grupos e a ordenação principal é cronológica.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Livre

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventários Manuscritos; Listas de Remessa; Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

Status

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

27/05/2002

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Neire do Rossio Martins (arranjo e coordenação), Maria Lúcia Lima Cardoso (arranjo e descrição), Maria de Lourdes Pinheiro (história administrativa)e Maria Aparecida Forti.

Zona da incorporação

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