Coleção CILENTO - Giuseppe Cilento

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ CILENTO

Título

Giuseppe Cilento

Data(s)

  • 1967-1978 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

01 processo

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

Giuseppe Cilento nasceu em 21 de julho de 1923, em Sorrento, Itália. Fez Bacharelado em Química, em 1943 e Doutorado, em 1946 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP. Chegando na Universidade Estadual de Campinas, em 1967, Giuseppe Cilento foi designado pelo então reitor da UNICAMP, o Professor Doutor Zeferino Vaz, a coordenar o Departamento de Química, e logo em seguida, designado Diretor do Instituto de Química. Após 11 anos de dedicação, Giuseppe Ciento deixou a UNICAMP. Foi criador da Escola Fotobioquímica. Realizou trabalhos que possibilitou o desenvolvimento de alguns ramos da Química, como: Fotoquímica, Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular, Toxicologia Analítica Clínica e Biotecnologia. Desenvolveu um trabalho pioneiro de reconhecimento internacional ao estudar a formação de produtos eletronicamente excitados em sistemas bioquímicos, entre outros que tiveram fatores fundamentais para o desenvolvimento da "fotoquímica sem luz". Foi reconhecido em âmbito internacional com seus estudos sobre a expansão das camadas eletrônicas de valência do enxofre. Faleceu em 31 de outubro de 1994. Dentre os titulos obtidos e cargos aos quais Giuseppe Cilento ocupou, destacam-se: Livre Docência em Química. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP (1955) Doutorado Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP (1946) Bacharelado em Química Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP (1943) Diretor do Instituto de Química - IQ UNICAMP (1967-1978) Coordenador do Instituto de Química - IQ UNICAMP (1967) Prêmio Moinho Santista e conquistou o Título de Professor Emérito da UNICAMP.

História do arquivo

Os documentos que integram esta coleção integram o fundo Diretoria Geral de Recursos Humanos, que são reunidos e incorporados pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp, de forma sistematizada. Foram identificados neste instrumento com o objetivo de facilitar o acesso aos documentos produzidos pelo cientista no decurso de suas atividades.

Procedência

Acervo do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção é composta pelo processo de designação como Coordenador do Instituto de Química.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sujeito às normas do AC/SIARQ

Condiçoes de reprodução

Sujeito às normas do AC/SIARQ

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Localização de originais: Arquivo Central/SIARQ

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

v. t Instituto de Química (IQ)
Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH)

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

Status

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

30/07/2004

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Informações extraídas do processo de designação como coordenador do IQ, nº256/67, localizado no AC/SIARQ . Da Entrevista com depoimentos: CILENTO, G. Arquivo Central do Sistema de Arquivo, Campinas,4 abr. 1989. Entrevista concedida a Eloi José da Silva Lima. Disponível na página do SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP disponível em: http://www.unicamp.br/siarq/pesquisa/cilento.html Acesso em: 30 jul. 2004. Da página da Fundação Bunge Ciencias Exatas e Tec

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados