Centro de Estudos de Petróleo

Centro de Estudos de Petróleo

Inicialmente denominado Centro de Engenharia do Petróleo, criado junto à Reitoria, através da Portaria GR 59/87, de 10.03.1987. Passou a ter a atual denominação com a publicação da Portaria GR 66/89, de 18.04.1989. Posteriormente foi subordinado à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN), conforme deliberação CONSU-A-17/98, de 29.09.1998. De acordo com a Deliberação CONSU-A-17/01, que dispoe sobre o seu Regimento Interno, os seus objetivos específicos são: promover o desenvolvimento de Pesquisas Científicas e Tecnológicas próprias ou em convênio com outras instituições, nas áreas de exploração, produção, transporte e refino de Petróleo colaborar com os órgãos da Unicamp dentro dos setores de sua especialidade interagir com os demais órgãos oficiais e empresas através de convênios e contratos, respeitadas as normas da Universidade, visando à realização de pesquisa e extensão de serviços à comunidade incentivar e colaborar na promoção e realização de cursos de Pós-Graduação e Extensão Universitária nas áreas de suas especialidades divulgar seus trabalhos e promover discussões sobre temas relacionados com tecnologia do petróleo através de semanas de estudos, seminários, colóquios, conferências, publicações e intercâmbio científico com instituições nacionais e estrangeiras.