Contém textos e projetos apresentados por alunos das disciplinas de Sociologia do Trabalho; Teoria da História e Historiografia dos Movimentos Sociais; Relações de Gênero, História e Sociedade: estudos brasileiros; Trabalho, Dominação, Resistência, ministradas pela professora Elisabeth Souza Lobo na USP e Unicamp.
Esta série traz cartas impressas e manuscritas; cartões postas e convites recebidos de empresas, escolas, universidades do Brasil e exterior enviadas e recebidas pela titular, onde os temas tratados sempre estão relacionados com a sua pesquisa na área de relações de gênero e Sociologia do Trabalho.
Portarias publicadas no Diário Oficial pela Faculdade de Filosifia, Letras e Ciências Humanas da USP e Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e Documentação do Campus de Marília da UNESP.
Reúne documentos do departamento de Sociologia ao qual E.S.L. estava vinculada como docente, além de relatórios de comissões instituídas no departamento de Sociologia da FFLCH-USP. Relatórios da titular no exercício de suas atividades docentes e afastamento do departamento de Sociologiada FFLCH-USP, para intercâmbiio com a Universidade de Quebec, Montreal e Centre d'etudes sociologiques - centre nationale de la recherche Scientifique, Paris - France, trazendo ainda afastamento da titular para participar em Seminários.
A documentação, constituída por currículo e memorial da titular, informa sobre a vida acadêmica de E.S.L.. Há documentos comprobatórios que registram a participação da mesma em congressos, simpósios, seminários, conferências, debates e bancas examinadoras de mestrado e doutorado e contém currículo de professores formados na área de ciências humanas.
Trabalhos de pesquisa apresentados por orientandos da professora Elisabeth Souza Lobo para o exame de qualificação para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor, na área de Sociologia e Política.
Contém pareceres da professora Elisabeth Souza Lobo quando assessora da FAPESP na área de Sociologia e política, parecer da USP sobre o Décimo terceiro salário e do CNPq sobre o auxílio ao projeto de pesquisa de E.S.L.. Contém ainda documento da Ford Foundation, relativo à professora citada.