Mostrando 20 resultados

Descrição arquivística
Leon Hirszman Subgrupo
Opções de pesquisa avançada
Visualizar impressão Visualizar:

01 Saga Filmes Ltda

  • BR SPAEL LH-PRD-SAGA
  • Subgrupo
  • 1970 - 1985
  • Parte deLeon Hirszman

Leon Hirszman e Marcos Ney Silveira de Farias compram de João Pedro de Andrade, no ano de 1966, a Saga Filmes Ltda, produtora que chegou a produzir vários filmes, sendo Garota de Ipanema, Nelson Cavaquinho e São Bernardo, dirigidos por Leon Hirszman. Devido a conjuntura política do país, São Bernardo acabou sendo interditado pela censura, fato que determinaria a quebra da Saga Filmes. Após sua liberação e lançamento, para agravamento da situação, o filme - oprimeiro a ser distribuído pela Embrafilme- foi mal distribuído, chegando até mesmo a nem ser exibido em grandes praças, como na cidade de Campinas - SP, além do fato de ter sido classificado como cult - movie, o que contribuiu para sua baixa bilheteria. Sem recursos para saldar as dívidas, a produtora faliu. No ano de 1977 a Saga Filmes sai de seu período de quebra, mas Leon passa a produzir seus filmes em outra produtora, a Leon hirszman Produções.

Leon Hirszman

02 Leon Hirszman Produções

Fundada no ano de 1968, conforme expedido de anotação de firma individual, a Leon Hirszman Produções, localizada inicialmente na rua Senador Dantas, nº- 20 e posteriormente na rua Marechal Mascarenhas de morais, nº- 180, ambas na cidade do Rio de Janeiro, teve grande parte de sua operação realizada na década de 1980, chegando a produzir os seguintes filmes: "Cantos do trabalho: Cacau, Cantos do trabalho: cana de açucar, ABC da Greve, Eles não usam black tie, Imagens do Inconsciente", todos dirigidos por Leon Hirszman.

Leon Hirszman

Pedreira de São Diogo

O longa-metragem Cinco vezes favela, composto pelos episódios Couro de Gato, de Joaquim Pedro, Zé da cachorra, de Miguel Borges, Um favelado, de Marcos Farias, Escola de samba, alegria de viver de Carlos Diegues e por fim, Pedreira de São Diogo, 18 minutos, 35 mm, preto e branco, de Leon Hirszman, foi a primeira produção cinematográfica do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes - CPC da UNE,realizada em 1962, foi também o primeiro filme de Leon Hirszman. Dentre os documentos que compoêm esse subgrupo, destaque especial para o caderno de continuidade, com anotações realizadas em março de 1962, pelo então continuista Luiz Paulo Pretti, o roteiro técnico e as fotografias deste e de outros episódios que compoêm o longa Cinco vezes favela.

Maioria Absoluta

  • BR SPAEL LH-DIR-MA
  • Subgrupo
  • 1963; 1982 - 1985
  • Parte deLeon Hirszman

Documentário produzido em 1964, 18 minutos, 35mm, p&b, rodado no Rio de Janeiro, Paraíba e quase em sua totalidade em Pernambuco, aborda a questão do analfabetismo e da fome no Brasil, sobretudo no campesinato nordestino brasileiro. Ficou censurado quase vinte anos, sendo liberado apenas em 1982. Em 1984, participou e ganhou o 1ºprêmio de Filme Brasileiro de Curta Metragem. No exterior, concorreu e ganhou os seguintes prêmios: Vina del Mar, Chile 1965 (melhor documentário); Oberhausen, Alemanha, 1966 - Premio Joris Ivens e Sestri Levante, Itália 1966. Entre os documentos encontra-se toda a documentação relativa a participação no 1º Prêmio de Filme Brasileiro de Curta Metragem, a Lista de Diálogos, o Diário de Filmagens ou Livro de Planos, fotografias e outros.

Leon Hirszman

A Falecida

Produzido no ano de 1965, ficção, 85 minutos, 35 mm, preto & branco, o primeiro longa-metragem de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues, narra a vida de Zulmira, uma mulher do subúrbio carioca que se vê possuída pela idéia da morte. Vencedor da Gaivota de Prata no I Festival Internacional do Filme no Rio de Janeiro, em 1965, onde esteve representando o Cinema Novo. Foi projetado no Festival Cinematográfico de Veneza, Itália, e na semana cinematográfica organizada pela revista Cahiers du Cinema, em Paris, França. Reúne neste subgrupo, entre outros, folhetos de divulgação de exibição, texto sobre Fernanda Montenegro, redigido por Leon, alguns artigos publicados entre 1965 e 1966 pela imprensa nacional e internacional, fotografias, e um único documento tecnico, a lista de sequências.

Garota de Ipanema

  • BR SPAEL LH-DIR-GI
  • Subgrupo
  • 1967, 1982, 1985-1986
  • Parte deLeon Hirszman

Produzido no ano de 1967, ficção, 90 minutos, colorido, Garota de Ipanema é a trama de um romance carnavalesco, tendo como protagonista Márcia Rodrigues. O subgrupo é composto pelos documentos produzidos e acumulados na produção do filme: convite, relatório, nta fiscal e fatura de bilheteria, informe de película danificada, expedido pela Embrafilme, autorização para retirada de todas as cópias do filme depositadas na Embrafilme, autorização para uso das imagens do filme, sinopse e por fim, dois artigos jornalísticos sobre o filme, sendo um publicado na imprensa nacional e outro internacional.

Leon Hirszman

Nelson Cavaquinho

Produzido no ano de 1969, documentário, 18 minutos, 35 mm, p&b, Nelson Cavaquinho, então com 59 anos de idade, é o personagem cntral do documentário que leva seu nome como título. Considerado um dos grandes compositores da história da música brasileira, compôs diversos clássicos da música brasileira com a parceria de Guilherme de Brito e Alcides Caminha. Entre eles, Ninho Desfeito, Depois da Vida, Luz Negra. O documentário é um registro do cotidiano do compositor. Algumas cenas foram obtidas em sua casa, no Bangu, zonz norte da cidade do Rio de Janeiro. O subgrupo documental é formado apenas por documentos administrativos e financeiros correspondentes a pós -produção do filme. Não constam documentos relacionados ao período em que foi produzido.

Leon Hirszman

São Bernardo

Produzido no ano de 1972, ficcção, 111 minutos, 35 mm, colorido, ambientado em Viçosa -AL, o filme São Bernardo foi adaptado da obra homônima de Graciliano Ramos.
Elenco formado por Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda, Nildo Parente, Mário Lago, Josef Guerreiro, Rodolfo Arena, Jofre Soares, José Labanca, José Policena e Andrey Salvador. Música de Caetano Veloso, criada a partir do canto do trabalho Rojão do Eito. Embora muito premiado, esse foi o primeiro filme distribuído pela Embrafilme e o último filme produzido pela Saga Filmes, pois por meses permaneceu proibido pela Censura, fato que segundo a crítica especializada e depoimento de Leon Hirszman, contribuiu para a falência da produtora.

Leon Hirszman

Megalópolis

Produzido no ano de 1973, documentário, 12 minutos, 35 mm, colorido, sob encomenda do Departamento do Filme Educativo do Instituto Nacional de Cinema (INC), tendo com companhia produtora delegada, a Terra Filmes. Concebido para o público universitário e filmado no eixo Rio - São Paulo, devido a consolidação do parque industrial desses dois estados, aborda aquestão do crescimento dos grandes centros de maneira crítica e didática. Ocrescimento desenfreado das grandes cidades, o cotidiano do homem urbano, a baixa qualidade de vida nos grandes centros urbanos e a degradação pela qual passa o homem moderno, são os temas centrais desse documentário. Direção de Leon Hirszman, direção de produção de Max Lopes Chaves, roteiro de Bertha Becker, fotografia de Luis Carlos Saldanha, edição de Nello Melli, arte de Régis Monteiro e narração de Paulo César Pereio.

Leon Hirszman

Ecologia

Produzido no anod e 1973, documentário, 13 minutos, 35 mm, colorido, sob encomenda do Departamento do Filme Educativo do Instituto Nacional de Cinema (INC), tendo como companhia produtora delegada a Terra Filmes. Realizado após a I Conferência sobre o Meio Ambiente das Nações Unidas em Estocolmo (1972), o filme Ecologia, de temática bastante inovadora para a época foi rodado em São Paulo e Rio de Janeiro e aborda o tema de maneira bastante didática, pois foi concebido para o público ginasiano. Pode se considerado atual, pelos temas ainda em debate pela sociedade, tais como os desmatamentos florestais, a extinção de espécies animais, o esgotamento e a busca de novas fontes de energia. Direção de Leon Hirszman, direção de produção de Max Lopes Chaves, roteiro de Mauro Fernandes Argento e Jorge Soares Marques, supervisão científica de Jorge Xavier da Silva e Maria Luísa F. Pereira, fotografia de Luiz Carlos Saldanha, edição de Nello Melli, arte de Régis Monteiro e narração de Paulo César

Leon Hirszman

Resultados 1 até 10 de 20