Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
O grupo apresenta documentação administrativa e de apoio encontrada entre os relatórios de pesquisa doados ao AEL em 1999. Abrange documentos de atividades-meio (recursos humanos, contratos, etc.) da empresa, documentos de orientaçãoe de coleta de dados para aferição das pesquisas (manuais, questionários para pesquisas, listagem de programas, códigos e emissoras, etc), documentos de divulgação dos serviços prestados pela empresa e registro de acontecimentos diversos. Embora incompleta e fragmentada, a documentação ajuda no entendimento das etapas, metodologias e dos processos desenvolvidos para atingir as atividades fins do IBOPE.
A diversidade do material é grande e as pesquisas apresentam, em sua maioria, a opinião de um público específico. Agrega os mais variados tipos e temas de pesquisas ad hoc (encomendadas para atender às necessidades dos clientes): políticas, imagem de pessoas e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, entretenimento, comportamento, comportamento da grande imprensa frente aos acontecimentos, além de preferência de música, leitura e audiência diferenciadas. A série denominada Pesquisas Especiais (PE) contém pesquisas encadernadas procedentes da primeira remessa enviada ao AEL em 1989 e relatórios de pesquisas soltos, que chegaram em 1999. O segundo lote de pesquisas de opinião, enviado pelo IBOPE em 1999, distinguia as pesquisas de investigação política, que formou a série Assuntos Políticos Administrativos (APA) e permitiu também a definição de séries mais específicas, conforme se pode observar no arranjo do grupo documental.