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Descrição arquivística
Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP Grupo
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4 Mário Augusto Medeiros da Silva

Contém entrevistas com antigos guerrilheiros urbanos e suas análises sobre o período da luta armada, das experiências de prisão e exílio vividas por estes, bem como do retorno ao Brasil e ao contexto da sociedade brasileira. Os entrevistados são autores de livros de memórias do período da luta armada, e as entrevistas enfocam os assuntos acima citados através da análise dessas obras. Contém também, cópias de cartas de apelo à libertação de Renato Tapajós e a liberação do seu livro "Em câmera Lenta". Inclui ainda, cópia da Dissertação de Mestrado defendida pelo doador no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Departamento de Sociologia e cópia da tese de doutorado.

Mário Augusto Medeiros da Silva

1 Denise Rollemberg

Entrevistas com ex-militantes da luta armada, líderes estudantis e ex-exilados polpiticos brasileiros durante o período da ditadura militar, desde o golpe de 1964 até a anistia política em 1979. As entrevistas, realizadas por Denise Rollemberg, destinaram-se à trabalhos acadêmicos na àrea de História Social. Encontram-se depoimentos sobre militância política, luta armada, organizações clandestinas, exílio político e treinamento guerrilheiro em Cuba.

Denise Rollemberg Cruz

2 Marcelo Ridenti

Contém entrevistas com ex-militantes da luta armada, oriundos de diversas organizações políticas atuantes no Brasil entre 1964 e 1979, desde o golpe militar até a anistia política. As entrevistas, realizadas por Marcelo Ridenti, destinaram-se atrabalhos acadêmicos na área de sociologia. Encontram-se depoimentos sobre movimento estudantil, militância política, estrutura das organizações políticas a quem pertenciam os militantes, guerrilha urbana e guerrilhoa rural, luta armada e ações terroristas das organizações politicas de esquerda.

Marcelo Siqueira Ridenti

Participação em Eventos

Reúne toda a documentação sobre as participações do cineasta Leon hirszman em eventos, sobretudo em eventos internacionais. São participações devida sua expressão no cenário cinematográfico internacional, fato redimensionado com o sucesso do filme Eles não usam black tie. Participou de eventos como o IV Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano, realizado no ano de 1982 em Cuba e foi jurado na Mostra de Veneza, no ano de 1983, a convite do cineasta Bernardo Bertolucci. Como realizador, foi um dos representantes do cinema nacional na 1ª- Assembléia Mundial de Realizadores de Cinema, ocorrida no ano de 1983 na Ilha da Madeira, Portugal. Compõem esse grupo, documentos como o telegramaenviado ao cineasta Bernardo Bertolucci, as fotografias obtidas na Mostra de Veneza, o convite do presidente cubano Fidel Castro, a programação dos eventos, a fita cassete com registrode conferência, entre outros.

Leon Hirszman

Ações Políticas

Segundo alguns críticos, LH fez acima de tudo um cinema político, que buscou atravésda ficção ou documentário elucidar práticas de dominação política, cultural, econômica e social. Essa visão política esteve presente em outras instâncias da sua vida. Enquanto cidadão, prestou apoio político à candidatura de Miro Teixeira, pelo PMDB, à governador do estado do Rio de Janeiro, em 1982. Como cineasta, teve participação direta nas decisões em torno das políticas voltadas para o cinema nacional. Teve expressiva atuação como menbro da ABRACI, Associação Brasileira dos Cineastas e na CBC, Cooperativa Brasileira de Cinema.

Leon Hirszman

Documentação de Apoio

  • BR SPAEL IBOPE-DA
  • Grupo
  • 1978-1998
  • Parte deIBOPE

O grupo apresenta documentação administrativa e de apoio encontrada entre os relatórios de pesquisa doados ao AEL em 1999. Abrange documentos de atividades-meio (recursos humanos, contratos, etc.) da empresa, documentos de orientaçãoe de coleta de dados para aferição das pesquisas (manuais, questionários para pesquisas, listagem de programas, códigos e emissoras, etc), documentos de divulgação dos serviços prestados pela empresa e registro de acontecimentos diversos.
Embora incompleta e fragmentada, a documentação ajuda no entendimento das etapas, metodologias e dos processos desenvolvidos para atingir as atividades fins do IBOPE.

IBOPE

Projetos

Grupo composto pelos projetos de direção não concretizados por Leon Hirszman por motivos diversos, entre eles um de direção teatral.

Leon Hirszman

Produtoras

Leon Hirszman além de diretor foi tambémprodutor cinematográfico. Ao longo de sua vida chegou a ter duas produtoras, a Saga Filmes e a Leon Hirszman Produções. A saga Filmes, adquirida em sociedade com Marcos Ney Silveira de Farias no ano de 1966, chegou a produzir vários filmes, entre eles "Garota de Ipanema", "Nelson Cavaquinho" e "São Bernardo", dirigidos por Leon. Até o ano de 1972, devido a conjuntura política do país, São Bernardo acabou sendo interditado pela censura, fato que determinaria a quebra da Saga Filmes. A Leon Hirszman Produções foi fundada em 1968 e teve grande parte da sua produção realizada na década de 1980, chegando a produzir os seguintes filmes: "Cantos do trabalho: Cacau, Cantos do Trabalho: Cana de açucar, ABC da Greve, Eles não usam black tie, Imagens do Inconsciente", todos produzidos por Leon Hirszman.

Leon Hirszman

Instituição de Ensino

Contém documentação acumulada por E.S.L. enquanto docente e pesquisadora. Arquivisticamente, a documentação foi dividida em três subgrupos, a saber: Atividade intelectual, Atividade acadêmica e Atividade administrativa. No subgrupo Atividade intelectual encontramos os textos produzidos por E.S.L. , os manuscritos de seu livro Emma Goldman e textos de terceiros produzidos por professores visitantes e/ou colegas de profissão de sua mesma área de atuação, bem como o seu currículo e de terceiros. Na série projetos está a documentação produzida e recolhida nos projetos que trabalhou. No subgrupo Atividade acadêmica foram reunidos documentos relativos as disciplinas ministradas no departamento de sociologia das universidades em que atuou e os relatórios de alunos de pós-graduação e pareceres dados à FAPESP sobre solicitação de bolsa-auxílio.

A complementar

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