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7.No 33º aniversário da Igreja [Presbiteriana] de Marília.

A palestra foi uma reflexão, a partir do 33º aniversário da Igreja Presbiteriana Independente de Marília, sobre a instalação da Igreja Protestante no Brasil e as lições que os ouvintes pudessem tirar desses acontecimentos. Ao que parece a palestra também foi realizada em 1969, desta vez na Igreja Presbiteriana de Marília.

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6.Aula Inaugural: Brincando com as palavras

A aula inaugural parte da ideia que "nem tudo na gramática é desagradável de estudar-se", e desenvolve a palestra a partir do interesse no estudo das palavras, de sua história e sua etimologia. A palestra aparece no relatório de atividades docentes de 1964, sob o título de [A etimologia e a Semântica], como aula inaugural no Ginásio Estadual de Marília em 2 de março de 1964.

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5.O que foi a crise universitária de 62 em Portugal

Ao que parece, o documento trata-se de um conferência a convite do Centro Acadêmico XV de março, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Marília, sob o título de [Definição da crise universitária portuguesa de 1962], conforme exposto no relatório de atividades de 1964. A exposição foi dividida em três partes: A Universidade Portuguesa; Antecedentes da crise: generalidades sobre a vida universitária portuguesa; Passos da crise e Conclusões.

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4.Literatura Portuguesa I

De acordo com o relatório de 1964 é possível que estes dados tenham sido coletados nos principais cursos de Letras de Portugal (Lisboa e Coimbra) visando a formulação de planos de aula e programas de cursos a serem ministrados no Brasil. [Plano de aulas] subdividido em Literatura Portuguesa I, Dr. Lindley Cintra; Linguística Portuguesa II, Dr.Prado Coelho, e Linguística Românica, Dr. Lindley Cintra.

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3.Aula inaugural: tudo por fazer

Trata-se de uma aula inaugural, que aparece caracterizada no relatório de 1962, como uma conferência, sob o título de [A língua portuguesa no Brasil], realizada no Salão Nobre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Marília, em 8 de março de 1962. A aula inaugural foi esquematizada em quatro partes, com as seguintes temáticas: Novas condições encontradas pelo português no Brasil; A questão da língua brasileira; Diferenças entre Brasil e Portugal e Estado atual da questão.

2.Curso de Férias: Filologia Portuguesa

Curso de férias, dividido em três partes, em que há uma introdução bibliográfica ao estudo da Filologia Portuguesa; um estudo das variantes internas do português e, por fim, um esquema sobre a história da língua portuguesa.

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1.Curso de literatura brasileira

O curso está dividido em 07 palestras, que se dividem em: O que é literatura? Introdução ao estudo da literatura brasileira; Literatura de informação e literatura Jesuítica; O barroco; O arcadismo; A poesia lírica e satírica arcádica e Romantismo. De acordo com o relatório de atividades do titular, trata-se de um curso ministrado como atividades extra-curriculares pela inexistência de uma cadeira em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília.

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17.As funções do verbo português

O texto "As funções do verbo português"-procedimentos parece ser uma atividade proposta pelo professor Ataliba de Castilho para a análise de verbos em livros, jornais, revistas e documentos orais.

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16.Programa: O padrão linguístico no português do Brasil

O programa O padrão linguístico no português do Brasil está dividido em cinco partes: Problemática da linguística aplicada ao ensino do português; Fixação da norma linguística em algumas línguas européias; Norma e correção na América Latina; A fixação do padrão brasileiro do português e O projeto da norma linguística urbana culta.

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15.A língua brasileira

[Plano de curso] com o tema: A língua brasileira é um apanhado da história da língua no Brasil, desde o romantismo, o parnasianismo, o modernismo e suas mudanças na fonética, morfologia e sintaxe.

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