O fundo é constituído de originais manuscritos e datiloscritos, abarcando a produção intelectual da titular e de terceiros (destacando-se aqui o material produzido por seu pai, Apolônio de Almeida Prado Hilst). Também compõem o acervo os cadernos de anotações e de estudos, correspondências, fotografias, agendas, desenhos, recortes de jornais e publicações referentes à vida pessoal da titular e às suas atividades como escritora. Os temas recorrentes no fundo estão ligados à literatura, religião, filosofia, política, poesia, teatro, prosa de ficção, crônicas e artes em geral.
Entre assuntos tão diversos destacam-se notas sobre o cotidiano, pensamentos, opiniões, situação financeira, passeios, eventos, entrevistas, autores e livros, processo de avaliação e de compra de seu acervo, processo de venda de terrenos, estado de saúde, vida conjugal, amigos, lançamentos de seus livros e crítica, montagem de suas peças, prêmios recebidos ou que concorreu, processo de criação literária, personagens de sua obra, impressão de sonhos, bem como, notas sobre seus cães, agendamento de compromissos, listagem de contas à pagar.
O dossiê é composto por cartas recebidas e enviadas por Apolonio, entre as primeiras destaca-se uma cópia da carta de Mário de Andrade; entre a segundas, um rascunho de carta a Oswald de Andrade, entre estas, no entanto, sobressaem, por ser maioria, cartas endereçadas a Elzira e Stella Azevedo. Compõem também o conjunto a produção literária de Apolonio - em sua maior parte são inéditos - que engloba poesia, crônica e crítica literária. Constam também alguns recortes de jornais com artigos de sua autoria publicados no 'Comércio de Jaú' nos 20 e início dos 30 do séc. XX.
São textos de crítica ao conjunto de sua produção literária, sobre lançamentos de livros em conjunto, destacam-se entre os artigos, no entanto, entrevistas com a titular falando sobre sua obra, os temas e problemas levantados em sua produção, as personagens, a repercussão de seus livros e sobre seu processo de criação, além de comentários sobre outros escritores e o mercado editorial. Assim como artigos sobre o lançamento do 'Caderno de Literatura Brasileira' do Instituto Moreira Salles e o das 'Obras Reunidas', publicadas pela Editora Globo.
Reúne trabalhos acadêmicos que tratam de mais de um livro da titular: 'Hilda Hilst-Um mal-estar literário?' de Angela Maria da Costa e Silva Coutinho, Carmem Celsa Alvitos Pereira e Marise Rodrigues; 'Roteiro do silêncio' de Cecília Prada; 'Meditação em imagens' de Jorge Coli; 'Hilda Hilst e o fluxo da palavra' de Gutemberg Medeiros e a tese de Clara Silveira Machado, 'A escritura delirante em Hilda Hilst'.
Cada livro lançado pela titular tornou-se uma série dentro do subgrupo, em cada uma delas há manuscritos, cartas e artigos de jornais sobre os respectivos títulos, seus lançamentos, traduções, antologias.
Artigos comentando o primeiro trabalho literário da titular, entre eles se destacam o de Lygia Fagundes Telles, o de Reynaldo Bairão, o de Geraldo Ferraz e o de Arnaldo Magalhães de Giacomo.