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Descrição arquivística
Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP Leon Hirszman
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Participação em Eventos

Reúne toda a documentação sobre as participações do cineasta Leon hirszman em eventos, sobretudo em eventos internacionais. São participações devida sua expressão no cenário cinematográfico internacional, fato redimensionado com o sucesso do filme Eles não usam black tie. Participou de eventos como o IV Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano, realizado no ano de 1982 em Cuba e foi jurado na Mostra de Veneza, no ano de 1983, a convite do cineasta Bernardo Bertolucci. Como realizador, foi um dos representantes do cinema nacional na 1ª- Assembléia Mundial de Realizadores de Cinema, ocorrida no ano de 1983 na Ilha da Madeira, Portugal. Compõem esse grupo, documentos como o telegramaenviado ao cineasta Bernardo Bertolucci, as fotografias obtidas na Mostra de Veneza, o convite do presidente cubano Fidel Castro, a programação dos eventos, a fita cassete com registrode conferência, entre outros.

Leon Hirszman

Apoio Político

Esse dossiê é composto por documentos sobre apoio aos movimentos sociais pela soberania política dos países da América Latina e pelo apoio político-partidário prestado ao candidato do PMDB ao governo de Estado do Rio de Janeiro, nas eleições de 1982, Miro Teixeira. Sobre o apoio partidário, elaborou a proposta de criação de um setor de comunicações dentro do PMDB e acumulou registros daquele momento, como proposta de governo, orçamento para realização de vídeo para campanha, lista de personalidades que apoiavam a candidatura, o jingle da campanha e os depoimentos de personalidades artisticas como Ivone Lara, Noca da Portela,Milton Gonçalves, Chico Buarque, Dina Sfat, Mario Lago, entre outras, que apoiavam o então candidato, Miro Teixeira. Completa esse dossiê, o disco de vinili produzido pelo Comitê de mobilização pelo não pagamento da dívida externa de 1985, com a canção "Não Vamos Pagar", de Wilson Moreira e Carlos Cachaça.

Leon Hirszman

Cooperativa Brasileira de Cinema - CBC

Fundada em 1978, por 40 diretores e produtores de cinema, a CBC, tinha na primeira gestão, Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na presidência e vice- presidência, respectivamente. Objetivava criar uma cooperativa de produtos cinematográficos e disponibiliza-los aos produtores independentes. Reunindo equipamento de vários produtores num centro de produção, propiciava então a realização de filmes de maneira mais econômica. Contou com um estúdio de som, equipamentos de montagem, filmagem e ampliação. Em acordo com a Pelmex do Brasil S. A., entrou no mercado de exibição apartir do ano de 1979, com o direito de exploração de um circuito de nove cinemas no Rio de Janeiro e um na cidade de São Paulo. LH permaneceu na CBC até o ano de 1982. Reuniu pequena quantidade documental sobre os trabalhos desenvolvidos enquanto vice- presidente, como o ante-projeto do Centro de Produção Cinematográfico, convocatórias para assembléias e informes aos associados, relatório de atividades e outros.

Leon Hirszman

Associação Brasileira dos Cineastas - ABRACI

A ABRACI, instituição de classe fundada no ano de 1975, teve como primeiro presidente o cineasta Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman como secretário geral. Cerca de 10 anos depois, Leon viria a exercer a presidência da Associação. Como presidente, teve grande atuação o aprimoramento do decreto sobre a Lei Sarney nº- 7.505 de 02 de julho de 1986, que tratava sobre benefícios fiscais na área do imposto de renda concedidos a operações de caráter cultural ou artístico e também participu ativamente da Comissão que tratava de formular uma proposta de uma política nacinal de cinema. Compoêm esse dossiê, textos relativos a legislação cinematográfica, documentos relacionados ao trabalho da comissão de políticas nacionais, comunicados e informes, artigos sobre a atuação da ABRACI, e documentos administrativos, entre outros.

Leon Hirszman

Ações Políticas

Segundo alguns críticos, LH fez acima de tudo um cinema político, que buscou atravésda ficção ou documentário elucidar práticas de dominação política, cultural, econômica e social. Essa visão política esteve presente em outras instâncias da sua vida. Enquanto cidadão, prestou apoio político à candidatura de Miro Teixeira, pelo PMDB, à governador do estado do Rio de Janeiro, em 1982. Como cineasta, teve participação direta nas decisões em torno das políticas voltadas para o cinema nacional. Teve expressiva atuação como menbro da ABRACI, Associação Brasileira dos Cineastas e na CBC, Cooperativa Brasileira de Cinema.

Leon Hirszman

Projetos

Grupo composto pelos projetos de direção não concretizados por Leon Hirszman por motivos diversos, entre eles um de direção teatral.

Leon Hirszman

Produtoras

Leon Hirszman além de diretor foi tambémprodutor cinematográfico. Ao longo de sua vida chegou a ter duas produtoras, a Saga Filmes e a Leon Hirszman Produções. A saga Filmes, adquirida em sociedade com Marcos Ney Silveira de Farias no ano de 1966, chegou a produzir vários filmes, entre eles "Garota de Ipanema", "Nelson Cavaquinho" e "São Bernardo", dirigidos por Leon. Até o ano de 1972, devido a conjuntura política do país, São Bernardo acabou sendo interditado pela censura, fato que determinaria a quebra da Saga Filmes. A Leon Hirszman Produções foi fundada em 1968 e teve grande parte da sua produção realizada na década de 1980, chegando a produzir os seguintes filmes: "Cantos do trabalho: Cacau, Cantos do Trabalho: Cana de açucar, ABC da Greve, Eles não usam black tie, Imagens do Inconsciente", todos produzidos por Leon Hirszman.

Leon Hirszman

Bahia de todos os sambas

Documentário, 16 mm ampliado para 35 mm, 100 minutos, colorido, iniciado em 1983, foi finalizado somente em 1996. O documentário foi produzido a partir do evento promovido pelo secretário de cultura do município de Roma, Renato Nicolini e pelo Consórcio Cooperativa Samba, além de Ellio Rumma, Gianni Amico, juntamente com Leon Hirszman e Paulo Cezar Saraceni. Fizeram um grande evento musical brasileiro, denominado "Bahia de Todos os Sambas", contando com a participação de vários músicos brasileiros. Concentrado no sítio arqueológico Circo Massimo, de construção iniciada cem anos a.C, também incluia tomadas em locais como Piazza di Spagna, Forum Romano e Piazza Navona, totalizando um total de 36 horas de negativos. Devido a desacordos entre os produtores italianos, o material filmado ficou por anos retido num laboratório italiano, aguardando uma sentença final. Terminado os impasses judiciais, Saraceni retoma o projeto e finaliza o documentário em 1996.

Leon Hirszman

Imagens do Inconsciente

  • BR SPAEL LH-DIR-II
  • Subgrupo
  • 1958; 1981 - 1987
  • Parte deLeon Hirszman

Produzido no período de 1983/1986, documentário formado por três episódios, 16 mm, colorido, 1º- episódio (80 min), Em busca do espaço cotidiano (Fernando Diniz), 2º- episódio (55 min), No reino das mães (Adelina Gomes) e 3º- episodio (70 min), A barca do sol (Carlos Pertuis). Criação conduzida no plano científico pela psiquiatra Nise da Silveira eno plano cinematográfico por Leon Hirszman, a trilogia procurou divlgar exclusivamente a público especializado da psquiatria e da psicologia em geral, o método de trabalho preconizado pela Dra. Nise da Silveira, desenvolvido desde 1946, na Seção de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Pedro II e no Museu de Imagens do Inconsciente, por ela fundado em 1952, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Roteiro e direção de Leon Hirszman, texto de Nise da Silveira, produção da Leon Hirszman Produções e Embrafilme, direção de produção Jessel Buss e Luís Fernando Guimarães, narração de Vanda Lacerda e Ferreira Gullar.

Leon Hirszman

Eles não usam black-tie

Longa metragem, 134 minutos, 35 mm e colorido. Em seu elenco: Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Anselmo Vasconcelos, Francisco Milani, Lélia Abramo, Flávio Guarnieri e outros. Sucesso de público no Brasil e no exterior, mesmo sendo submetido ao crivo da censura, o que lhe valeu vários cortes, o filme concorreu e ganhou os seguintes prêmios: Prêmio Fipresci, Prêmio OCIC, Prêmio Agis, Prêmio Fice, Grande Prêmio do Festival dos Três Continentes, Nantes, França, 1981, Grande Prêmio Coral no 30º- Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano em Cuba, Prêmio Espiga de Ouro, Melhor filme no 10º- Festival Internacional de Cinema de Montreuil, Melhor filme Ibero-americano no Festival de Cartagena, Margarida de Prata (CNBB), Prêmios Air France de Cinema, Prêmio Curumim, eo prestigioso Leão de Ouro, prêmio especial do jurí no Festival de Veneza de 1981. Composto por expressiva quantidade documental, onde encontram-se documentos únicos.

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