Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Rogério Cezar de Cerqueira Leite nasceu em 14 de Julho de 1931, na cidade de Santo Anastácio, SP. Graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, em 1958, e doutorou-se em Física do Estado Sólido, ou melhor, Docteur en Sciences na Universidade de Paris, Sorbonne, em 1962. Foi bolsista da OTAN em 1961, onde realizou o curso sobre “Fenômenos de Transporte”, em Corfu, Grécia. Trabalhou como Pesquisador no Bell Telephone Laboratories, EUA, de 1962 a 1970. Lecionou no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, e na Universidade de Paris, Pierre et Marie Curie. Em 1969, foi contratado pela Universidade Estadual de Campinas como Professor Titular do Instituto de Física e Pesquisador na área de Física do Estado Sólido, área na qual é reconhecido internacionalmente, comprovados pelos inúmeros artigos publicados em periódicos científicos de grande importância. Foi Diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW e do Instituto de Artes - IA. É Professor Emérito da UNICAMP, foi Editor da Solid State Communications, Oxford, de 1974 a 1978, é membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo, e é referência de diversas revistas internacionais. Escreveu e escreve para a Folha de São Paulo inúmeros artigos sobre as multinacionais, estratégia e política tecnológica e científica no Brasil, ensino superior, o programa nuclear brasileiro, entre outros temas polêmicos, e participa ativamente de debates sobre essas temáticas. Aposentou-se em 1986. Dentre os títulos obtidos e cargos aos quais Rogério César de Cerqueira Leite ocupou, destacam-se: Doutor em Física do Estado Sólido Universidade de Sorbone, Paris (1962) Engenheiro Eletrônico Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA (1958) Coordenador Geral das Faculdades UNICAMP (1975 -1979) Membro da Comissão de Ensino da UNICAMP (1974 – 1975) Diretor do Instituto de Física – UNICAMP (1972 – 1975 e 1982 - 1983) Coordenador do Instituto de Artes (1971-1980) Professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW UNICAMP (1970 - ) Coordenador do Curso Superior UNICAMP (1970 – 1972) Coordenador do Grupo de Física do Estado Sólido Instituto de Física – UNICAMP (1970).