Sergio Pereira da Silva Porto

Zona de identificação

Sergio Pereira da Silva Porto

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Sérgio Pereira da Silva Porto nasceu em 19 de janeiro em Niterói - RJ, em 1926. Formou-se em Química pela Universidade do Rio de Janeiro, RJ, em 1947 e tornou-se Ph.D pela Johns Hopkins University de Baltimore/USA, em 1954. Trabalhou no Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), e em 1960 foi trabalhar no Bell Laboratories - EUA no desenvolvimento e pesquisa de laser. Em 1972, a convite da Universidade Estadual de Campinas, foi contratado para trabalhar como Professor Titular do Instituto de Física "Gleb Wataghin" - IFGW. Liderou um grupo de pesquisadores nos estudos do laser e suas aplicações, resultando na fundação do Departamento de Eletrônica Quântica daquele instituto, em 1974. É considerado o pioneiro no uso do raio laser na espectroscopia Raman - técnica em que a frequência do laser é absorvida e reemitida numa frequência diferente, fornecendo valiosas informações sobre a estrutura do material em estudo. A técnica é especialmente útil na medicina. Nos últimos anos de sua vida dedicou-se à pesquisa de aplicação do laser na área médica. Morreu em 21 de junho 1979, aos 53 anos, em Novosibirsk, Sibéria, onde participava de uma conferência. Dentre os títulos obtidos e cargos aos quais Sérgio Porto ocupou, destacam-se: Doutor em Filosofia pela Johns Hopkins University de Baltimore/USA (1954) Graduação em Química pela Universidade do Rio de Janeiro (1947) Coordenador Geral dos Institutos da Unicamp (1973-?).

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Zona do controlo