Marcelo Damy de Souza Santos

Marcelo Damy de Souza Santos

Marcelo Damy de Souza Santos nasceu em 14 de junho de 1914, em Campinas, SP. Licenciou-se em Física, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1936. Fez estágios na Universidade de Cambridge, no període de 1938 e 1939 e na Universidade de Illinois, entre 1945 e 1946. Iniciou a sua carreira didática na Universidade de São Paulo, em 1937, onde tornou-se Professor Catedrático da Cadeira de Física Geral e Experimental, após concluir o doutorado, em 1953, até ser contratado oficalmente pela Universidade Estadual de Campinas, em 1969. Marcelo Damy foi designado para exercer as funções de Diretor junto Instituto de Física com o intuito de coordenar a sua implantação e logo em seguida, em 1970, contratado como Professor Titular, onde permaneceu até 1972. Atuou na Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e na Universidade de São Paulo - USP. Dentre os títulos obtidos e cargos aos quais Marcelo Damy ocupou, destacam-se: Diretor do Instituto de Física (1967-1970) Professor Titular Instituto de Física Gleb Wataghin (1966-1972) Diretor Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN (1956-1961) Prêmio Nami Jafet (1964) Comendador da Ordem do Mérito (194_) PósDoutorado na Universidade de Illinois - USA(1956) Diretor do instituto de Energia Atômica.