Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
O conjunto é constituído por documentação proveniente das atividades do 13 de Maio - Núcleo de Educação Popular, tais como: estatutos, correspondência, diários gerais, relatórios, materiais didáticos, fotografias, fitas cassetes e slides.
O conjunto contém documentos provenientes de três membros da família: Abdullah Abdurahman (1872-1940), médico e líder político; de sua primeira esposa, Helen "Nellie" Abdurahman (1872-1953), e da filha do casal, a também líder política Zainunnissa "Cissie" Gool (1897-1963). Apesar das lacunas, o conjunto de documentos proporciona uma visão histórica da luta da população "coloured" pela igualdade de direitos políticos e econômicos na África do Sul. Traz importantes registros da atuação do Dr. Abdurahman na African People's Organization, no Conselho da Cidade do Cabo e no Conselho da Província do Cabo; assim como da participação de Zainunnissa "Cissie" Gool na National Liberation League, no Non-European United Front, no Passive Resistance Movement e no Conselho da Cidade do Cabo.
A documentação é resultante das atividades desempenhadas por Abílio Pereira de Almeida ao longo de sua vida, especialmente de suas atividades como ator, autor, diretor e produtor de teatro, cinema e televisão. Inclui ainda, documentação resultante de suas atividades como empresário, advogado, escritor e aquelas geradas no âmbito de sua vida privada. Destacam-se os originais de peças teatrais de sua autoria, adaptações e roteiros cinematográficos, uma vasta correspondência e fotografias, especialmente ligadas ao teatro e ao cinema, bem como sobre a sua atuação como militar da aviação do Exército Brasileiro e sua participação nas Revoluções Paulistas de 1930 e 1932.
O fundo é composto, principalmente, por manuscritos que serviram de base para a elaboração de cursos de atualização de professores de língua portuguesa, para a preparação de material didático e projetos de ensino de língua portuguesa, literatura e redação para 1º e 2º grau; além de programas, questionários, avaliações, relatórios, apostilas e textos de apoio relacionados a eles. Constam também, cartas, recortes de jornais, livros didáticos de autoria da titular, revistas, fichamentos e anotações de leitura, cadernos de estudos, fotografias de famílias e cenas do cotidiano na zona rural, textos de comunicação em encontros acadêmicos e material relacionado ao programa para televisão Telecurso 2º grau.
O fundo é composto por publicações didáticas de ensino de português e latim cadernetas, agendas e materiais referentes a atividade de docência da titular do fundo, como anotações de aulas, fichamentos de livros, bibliografias e programas de cursos, textos didáticos, relatórios de estágio, apostilas e métodos de ensino de línguas, recortes de jornais e outros.
Composto por documentos de ordem pessoal e familiar, destacando-se, entre os últimos, cartas e documentos políticos e de negócios de seu avô materno, Antonio Eulalio; um amplo conjunto de fotografias do titular, familiares e amigos; convites para vernissages, entrega de prêmios e inaugurações; originais manuscritos e datilografados de textos críticos de autoria do titular e de terceiros; anotações de estudo; planos de editoração, de pesquisas e de cursos acadêmicos; correspondências com membros de universidades brasileiras e estrangeiras e, entre outras, sobre publicações de sua autoria e de terceiros; relatórios; documentos administrativos e correspondências relativas às atividades culturais que desenvolveu junta a Secretaria de Cultura de São Paulo e ao Projeto França Brasil; documentos originais cedidos pelos descendentes da Família Imperial; destaca-se ainda um grande número de catálogos de exposições de artes e de leilões, agendas, calendários e slides com reproduções artísticas, assim como, desenhos, gravuras e pinturas de autoria de terceiros.
1934 - 2001 (Predominantemente déc. 1960, 70 e 80)
O fundo é composto por uma vasta documentação, acumulada ao longo dos 44 anos de atividades do titular em diversos órgãos de imprensa, e que compreende correspondência, artigos publicados, livros, revistas, recortes de jornais, relatórios, censos e outras fontes de pesquisa e informação utilizadas pelo jornalista. Inclui ainda, carta de leitores, originais datiloscritos de artigos e de parte do livro 'O Brasil Privatizado I', documentação referente à sua atividade como professor e documentos da esfera de sua vida privada, como correspondência, fotografias, agendas, documentos pessoais e de propriedade entre outros.
O fundo contém correspondência, diploma e decretos nomeando e atestando as diversas atividades e cargos públicos exercidos pelo titular como médico legista e bibliotecário, assim como sua idoneidade e competência. Contém ainda fotografias que documentam sua vida profissional.