Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1982-1999 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
28 caixas-arquivo de documentação textual, 4 caixas-arquivo contendo fitas cassete e slides e 1 pasta com fotografias e negativos.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O 13 de Maio – Núcleo de Educação Popular iniciou suas atividades na cidade de São Paulo em 13 de maio de 1982, fundado a partir do racha com a Federação dos Órgãos para Assistência Social (FASE). A entidade de natureza anticapitalista, desenvolvia cursos de formação política para trabalhadores no intuito de capacitá-los para a militância. Por meio de diversos educadores por ela formados propagava essa formação para outros locais do país. O curso incluía assuntos tais como: comunicação de militantes, sindicatos, história do movimento operário, história das revoluções, dentre outros. Nesse sentido, acumulou materiais que fomentaram esse curso, bem como documentos sobre o funcionamento da instituição. Apesar da extinção da entidade, muitos dos monitores formados ainda se reúnem e mantêm-se atuantes. Alguns materiais de seu acervo encontram-se com seus participantes.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação encontrava-se na sede do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), mas com o fim do mesmo, deu-se a doação desse material ao Arquivo Edgar Leuenroth. Existe, no acervo do CPV, material bibliográfico com carimbo “13 de Maio”, assim como, no próprio diretório dos arquivos digitais, incorporado ao processo de doação, há uma pasta nomeada como “CPV”. Ainda sob a custódia do CPV, esse material passou pelo processo de higienização, organização e digitalização.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Raymond Perillat em 6 de dezembro de 2019.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é constituído por documentação proveniente das atividades do 13 de Maio - Núcleo de Educação Popular, tais como: estatutos, correspondência, diários gerais, relatórios, materiais didáticos, fotografias, fitas cassetes e slides.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
LOBO, Pitias Alves. Núcleo de educação popular 13 de maio: uma contribuição política da classe trabalhadora. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2044. Acesso em: 9 ago. 2023.
Nota de publicação
SILVA, C. de O. e; TUMOLO, P. Formação política e projeto histórico de classe. A trajetória histórico-política do 13 de maio NEP – Núcleo de Educação Popular. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 118–131, 2010. DOI: 10.9771/gmed.v2i2.9588. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9588. Acesso em: 9 ago. 2023.
Nota de publicação
SILVA, Cyntia de Oliveira e. O resgate da trajetória histórico-política do 13 de Maio NEP - Núcleo de Educação Popular. 2008. 212 f. Mestrado (Dissertação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91142?show=full. Acesso em: 9 ago. 2023.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
13/03/2023 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 13 de março de 2023.