Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1902-2000 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Aproximadamente 1 metro linear de documentação textual e iconográfica.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Benedito Evangelista nasceu em 28 de fevereiro de 1902 na fazenda Rio das Cabras, distrito de Sousas, em Campinas, São Paulo, onde seu pai fora escravo. Estudou no Colégio São Benedito, tendo como colegas Lix da Cunha e Moisés Lucarelli, tornando-se, depois, professor e diretor na mesma instituição. Ingressou no Corpo de Bombeiros, onde permaneceu por sete anos, até 1947, chegando ao posto de sargento. Trabalhou, ainda, na Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, como mecânico de máquina. Foi membro ativo das entidades negras fundadas na cidade, entre as quais a Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor, a Liga Humanitária dos Homens de Cor e a Federação Paulista dos Homens de Cor, da qual foi presidente. Casado com Risoleta de Lima, teve dois filhos, José Benedito Evangelista e Maria José Evangelista Antualpa. Benedito Evangelista faleceu em Campinas no ano 2000.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação foi doada por Fátima Evangelista, neta de Benedito Evangelista, em março de 2018 por intermédio da pesquisadora Lucia Helena Oliveira Silva, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que utilizou o acervo em sua tese de livre-docência. A listagem de itens do conjunto foi realizada entre agosto e dezembro de 2023.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Fátima Evangelista em 15 de março de 2018.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é constituído, em sua ampla maioria, pelos documentos provenientes da luta judicial pela posse do terreno onde funcionou o Colégio São Benedito de Campinas, que durou quase 60 anos. Contém: autos distribuídos, acórdãos diversos, ações de despejo, publicações em Diários Oficiais, petições, entre outros. Existem, também, documentos do próprio colégio, tais como: fotografias, estatuto, boletins, balancetes, lista de alunos, atas, balancetes e lista de membros da Federação Paulista dos Homens de Cor. O acervo conta, ainda, com documentos relacionados ao movimento negro, como jornais do MNU e Comunidade Negra, e alguns documentos pessoais de Benedito Evangelista, tais como: certidão de nascimento, de casamento, de aposentadoria, de óbito e carteira profissional.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
São esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo: Sala 1 (sala de fotos) e Sala 4.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
SGARBOSA, Lívia. O Colégio São Benedito e a escolarização da população negra em Campinas no início do século XX. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/11302/COL%C3%89GIO%20S%C3%83O%20BENEDITO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Nota de publicação
SILVA, L. H. O. Biografias e prosopografia:onde começa e aonde acabam as histórias de militância, Benedito Evangelista: 1909-1940. In: Helen Osório; Regina Célia Lima Xavier. (Org.). Do tráfico ao pós-abolição: trabalho compulsório e livre e a luta por direitos sociais no Brasil. 1a.ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. , p. 482-494.
Nota de publicação
SILVA, L. H. O. Biografias e prosopografia: onde começa e aonde acabam as histórias pessoais e de militância Benedito de Evangelista 1909-2000. In: 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017, Porto Alegre. Anais do 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
26/07/2023 (criação)
13/12/2023 (revisão)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 26 de julho de 2023.