Fundo ACP - Asilo Colônia Pirapitingui

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL ACP

Título

Asilo Colônia Pirapitingui

Data(s)

  • 1940-1979 (período predominante) (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

71 caixas-arquivo de documentação textual (reproduzida em 23 microfilmes).

Área de contextualização

Nome do produtor

(1931-)

História administrativa

Fundado em 1931 como Leprosário Pirapitingui, depois denominado Asilo Colônia Pirapitingui, foi criado para abrigar vítimas da hanseníase quando a doença ainda era vista com preconceito e os procedimentos de saúde pública impunham o isolamento. Os pacientes viviam no Asilo Colônia, constituindo ali família e recriando seu mundo sociocultural (Rádio Colônia Pirapitingui), sendo muitas vezes ali mesmo enterrados (Cemitério São José) em função da perda de contato com os familiares. Hoje, o antigo complexo abriga o Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes.

História do arquivo

A documentação depositada no AEL encontrava-se em uma sala da instituição. Por ocasião de pesquisas lá realizadas pelo professor Ítalo Tronca quando filmou imagens para o vídeo intitulado "Lepra, o espetáculo do medo", o material foi cedido pelo então diretor do hospital ao professor que o encaminhou ao AEL. Na época em que a documentação foi recolhida, havia cerca de 900 doentes internados no hospital.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação realizada por intermédio de Ítalo Tronca, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, em 1989.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação tem caráter administrativo e de controle dos procedimentos técnicos com os pacientes. São documentos de registro, ofícios, correspondência, laudos, certidões, dietas, livros-caixa, entre outros.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Uma listagem com informações adicionais sobre essa documentação está disponível mediante solicitação pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Reserva Técnica

    Existência e localização de cópias

    ACP MR/0001-MR/0023

    Unidades de descrição relacionadas

    Consulte também registros fotográficos do Asilo Colônia Pirapitingui presentes no acervo da Casa de Oswaldo Cruz, fundo Souza-Araújo, dossiê A lepra no Brasil em dez filmes (1741-1938), negativos organizados por H. C. Souza Araujo, Rio de Janeiro, IOC, 1938 (Itens 266-301).

    Descrições relacionadas

    Nota de publicação

    COSTA, Ana Paula Silva da. Asilos colônias paulistas: análise de um modelo espacial de confinamento. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-18112008-101812/pt-br.php.

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    01/05/2003 (criação)
    2024 (revisão)

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em maio de 2003, a partir de documentos de controle do acervo, informações do doador e da reportagem realizada por Rogério Verzignasse no jornal "Correio Popular" (25.05.2003). Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020 e 2024.

        Área de ingresso