Coleção CLF - Luta pela Anistia por Celeste Fon

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL CLF

Título

Luta pela Anistia por Celeste Fon

Data(s)

  • 1974-1981 (período predominante) (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

3 caixas-arquivo e 9 pastas em grande formato de documentação textual e iconográfica (38 cartazes, 1 fotografia).

Área de contextualização

Nome do produtor

(1944 -)

Biografia

Fundado em 12 de maio de 1978, em São Paulo, o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA-SP) foi constituído por representantes de entidades, sobretudo sindicais, que formavam núcleos profissionais dentro da organização. Em julho de 1978, divulgou uma carta de princípios e seu programa mínimo de ação. Em setembro do mesmo ano, diversos CBAs participaram do “I Encontro Nacional de Movimentos pela Anistia”, aprovando a Carta de Salvador, a qual explicitava os objetivos da anistia ampla, geral e irrestrita, e reivindicava liberdades democráticas e reformas políticas. O encontro também deliberou pela realização, no mês seguinte, do “I Congresso Nacional pela Anistia”, em São Paulo. Celeste Fon atuou na Comissão de Familiares de Presos Políticos do Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA-SP), envolvida na luta de seus familiares, os prisioneiros políticos Antonio Antonio Carlos Fon e Aton Fon Filho. Aton Fon Filho foi, no final de 1969, preso e torturado por sua atuação na Ação Libertadora Nacional (ALN), organização comandada por Carlos Marighella. Após permanecer por quase uma década em cárcere, formou-se em Direito e passou a advogar em favor de causas e movimentos sociais, tais como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), especializando-se em conflitos agrários e direitos de populações tradicionais. Também foi membro da Rede de Advogados Populares, atuando como advogado de militantes e presos políticos. Mesmo tendo sido libertado ainda durante o período militar, Aton Fon só foi legalmente anistiado em outubro de 2013, pela Caravana da Anistia.

Entidade custodiadora

História do arquivo

A documentação foi reunida por Celeste Fon durante sua participação na Comissão de Familiares de Presos Políticos do Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA-SP), na segunda metade da década de 1970.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Celeste Fon em 6 de dezembro de 2018.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto é constituído por documentos textuais e iconográficos que registram a campanha pela anistia no Brasil durante a Ditadura Militar. Reúne cartas abertas e de denúncias dos presos políticos, material produzido pelo Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA-SP), cartazes, folhetos, panfletos, periódicos, recortes de jornais e textos diversos sobre a situação dos presos e o movimento pela anistia.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

São esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Listagem.

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Acervo e Reserva Técnica.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao período da Ditadura Militar e a movimentos e organizações defensoras dos Direitos Humanos: Comitê Brasileiro pela Anistia, Brasil: Nunca Mais, Duarte Pacheco Pereira, Jessie Jane, Gilberto Mathias e Militância Política e Luta Armada no Brasil.

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Leia o depoimento de Celeste Fon para a Fundação Perseu Abramo, disponível em: https://fpabramo.org.br/2006/04/23/celeste-fon-depoimento/

Nota de publicação

Arantes, Maria Auxiliadora de Almeida Cunha. Conversas Públicas: 3ª Conversa Pública (23/08/2013): Lei da Anistia 1979-2013. O que falta? Em: Ocariz, Maria Cristina (Org.). Violência de Estado na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): Efeitos Psíquicos e Testemunhos Clínicos. São Paulo: Escuta, 2015. Disponível em: https://sedes.org.br/projetos/Clinica_testemunho/LIVRO_violencia_estado_ditadura.pdf

Nota de publicação

Costa, Marcelo. Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA). Em: FGV CPDOC. Atlas Histórico do Brasil. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbete/8765#:~:text=Em%201978%2C%20estavam%20dadas%20as,maio%20o%20de%20S%C3%A3o%20Paulo.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

13/03/2023 (criação); 15/03/2024 (revisão).

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 13 de março de 2023. Listagem elaborada por Benjamin Panachi Pimenta (bolsista SAE) sob supervisão e revisão de Fernanda Ferreira Figueiredo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, entre junho de 2023 e janeiro de 2024.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados