Fundo IBOPE - IBOPE

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL IBOPE

Título

IBOPE

Data(s)

  • 1942-2003 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

297 metros lineares de documentação textual, equivalente a 56.467 relatórios de pesquisas. Parte dos relatórios encontra-se encadernada em 484 volumes e foi reproduzida em 369 rolos de microfilmes 16mm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1945-2021)

História administrativa

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) foi fundado em 1942, em São Paulo, pelo paulista Auricélio Penteado, proprietário da Rádio Kosmos, que pretendia conhecer os índices de audiência de sua emissora. Ao constatar que sua rádio não era a das mais ouvidas, passou a dedicar-se exclusivamente às pesquisas. A partir de então, o Ibope passou a realizar pesquisas de mídia, opinião pública, política, consumo, comportamento, mercado, marca, propaganda e internet, caracterizando-se como fornecedor de informações para a tomada de decisões de marketing, propaganda e mídia, nas esferas empresarial, política e governamental. Data de 1986 a criação das duas empresas de pesquisa que classificam o material desse arquivo: Ibope Mídia e Ibope Opinião. Em janeiro de 2002, o Grupo Ibope extinguiu a emissão dos relatórios de pesquisa em papel, que passaram a ser enviados aos clientes exclusivamente via internet (Client Center). O grupo atuou amplamente no território brasileiro e foi uma multinacional de destaque nesse ramo na América Latina. Em 2015, após parte da empresa ser vendida, as atividades de pesquisas de opinião e de mercado do antigo Ibope deram origem ao Ibope Inteligência. Contudo, em janeiro de 2021, a empresa encerrou definitivamente suas atividades após o fim do contrato de cessão da marca com a Kantar Ibope Media.

Entidade custodiadora

História do arquivo

A doação foi realizada em 3 remessas: a primeira chegou ao AEL em 1989 e é constituída por relatórios de pesquisa encadernados. Os volumes de pesquisas encadernadas de audiência (rádio e televisão) e preferência (jornais e revistas) foram identificados e descritos, estando seus dados disponíveis em inventário e catálogos de séries. A coleta dos dados foi realizada entre junho de 2003 e fevereiro de 2004. A partir dessa data até março de 2006, foram trabalhados os volumes que continham pesquisas de opinião e consumo. Houve a necessidade de uma reordenação de volumes e séries, devido à duplicação de pesquisas em séries distintas, e a alocação de volumes de pesquisas encadernadas em séries inadequadas, o que possibilitou a eliminação de algumas das séries recebidas originalmente. De novembro de 2005 até final de 2006, sob os auspícios do projeto "Plano de Reformatação de Documentos em Papel no Arquivo Edgard Leuenroth" (Agência: MCT/FINEP/CT-INFRA-05/2003), foram microfilmadas as pesquisas dos volumes encadernados. A documentação foi revisada e seguiu com sinaléticas de início de série e volume. As duplicações de pesquisas ou páginas, num mesmo volume encadernado ou em volumes distintos, foram sinalizadas. Também foram sinalizadas a falta de páginas e ocorrências similares. A segunda remessa de pesquisas foi enviada ao AEL em 1999 e teve as pesquisas de audiência e preferência organizadas e descritas no período de maio de 2002 a fevereiro de 2004, através de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp): "Infra-estrutura Arquivo Edgard Leuenroth – (Centro de Pesquisa e Documentação Social)". Em outubro de 2006, ainda em meio aos trabalhos de organização das pesquisas de opinião pública enviadas em 1999, o AEL recebeu uma nova remessa de pesquisas de audiência e preferência, esta organizada com verba proveniente do projeto "Término da Organização do Arquivo e Publicação do Inventário IBOPE", patrocinado através da Lei Rouanet/MinC.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação inicialmente realizada em 1989 por Orjan Olsén e Luis P. Montenegro, diretores do IBOPE de São Paulo e do Rio de Janeiro, e oficializada através de termo de doação assinado em 26 de junho de 2003.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto é constituído basicamente por relatórios das pesquisas efetuadas pelo IBOPE em diversos municípios brasileiros a partir da década de 1940, material valioso para o conhecimento do processo de constituição da cultura e identidade nacionais. Cada relatório indica informação de local, dimensão da amostra, data da realização da pesquisa e metodologia. Os relatórios estratificam dados como sexo, idade, categoria socioeconômica e escolaridade dos entrevistados. Alguns estudos são realizados por iniciativa do próprio IBOPE, são as denominadas pesquisas regulares, que se desdobram em pesquisas de audiência de rádio e televisão, e pesquisas de hábitos de leitura e venda de jornais e revistas (estas encerradas no final da década de 1980) realizadas pelo IBOPE Mídia. As pesquisas de hábitos, consumo e opinião foram realizadas pelo IBOPE Opinião. Os estudos encomendados por clientes ou um grupo deles, constituem as chamadas pesquisas ad hoc, que apuram questões específicas de interesse de quem as encomenda.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Os relatórios de pesquisa foram classificados em 2 grupos documentais (Pesquisas: de Mídia e de Opinião Pública), 4 subgrupos (Pesquisas: de Audiência de Rádio, de Audiência de Televisão, de Jornais e Revistas e de Opinião) e 62 séries documentais.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumentos de descrição disponíveis para consulta em: https://drive.google.com/drive/folders/1A8mfijG86gH4JeGJz1Urmws76Ulml9Sb.

INVENTÁRIO do fundo IBOPE. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/AEL, 2007. 159 p. (Instrumentos de pesquisa, 3).

CATÁLOGO da série pesquisas sobre assuntos políticos e administrativos do fundo IBOPE. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/AEL, 2007. 168 p. (Instrumentos de pesquisa, 4).

CATÁLOGO da série pesquisas especiais e da série boletim das classes dirigentes do fundo IBOPE. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/AEL, 2007. 196 p. (Instrumentos de pesquisa, 5).

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Cópias dessa documentação estão disponíveis para consulta no AEL Digital: https://www.ael.ifch.unicamp.br/ael-digital.

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL o periódico "Painel do IBOPE", disponível no tombo J/3675, e a documentação do Instituto Gallup de Opinião Pública.

Descrições relacionadas

Nota de publicação

AUDIÊNCIA da TV brasileira. Dados sistematizados de audiência nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, para as décadas de 1950 a 1980. Campinas, CESOP/Unicamp, 2005. 1558p., 3 vol.

Nota de publicação

MARTINI, Silvia Rosana Modena. O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950: hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo). 2011. 169f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615063. Acesso em: 1 out. 2022.

Área de notas

Nota

O Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp (CESOP) mantém um sistema informatizado, alimentado continuamente desde 1986, com dados das pesquisas OPP realizadas pelo IBOPE. Para mais informações, acesse: http://www.unicamp.br/cesop/.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

01/02/2004 (criação)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Conjunto documental organizado sob a coordenação de Vânia R. P. de Miranda, com a colaboração de Déborah S. Capela, Neiva Gonçalves de Oliveira e equipe de prestadores de serviços pela Seção de Processamento Técnico do AEL. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados