Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1874-1956 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
2 metros lineares de documentação textual, 2 rolos de microfilme e 273 microfichas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Esta coleção formou-se a partir da coleta de documentos sobre a imigração italiana para o Brasil, em instituições italianas. O projeto foi executado entre 1978 e 1979 pela pesquisadora Zuleika M. F. Alvin, e contou com o apoio financeiro da Ford Foundation e do CNPq. Foi possível selecionar, fotocopiar, microfilmar documentos relativos a região Centro-Sul e Sul do Brasil, locais onde a imigração foi mais significativa. Os documentos foram reproduzidos dos acervos de bibliotecas e arquivos de Roma (Biblioteca Nazionale Centrale Vittorio Emmanuele II, Biblioteca do Ministero Degli Affari Esteri, Archivio Storico del Ministero Degli Affari Esteri, Centro Studi Emigrazione), de Florença (Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze) e de Milão (Biblioteca do Instituto Feltrinelli). Em 1996 foi elaborada uma listagem da documentação em papel e, em 2004, outra listagem complementar da documentação em microfilme. Em março de 2010, foi realizada a eliminação de 23 rolos de microfilme por motivo de deterioração.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Zuleika M. F. Alvin no âmbito do projeto "Fontes bibliográficas sobre a imigração italiana para o Brasil", em 1979.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos são relativos à imigração italiana para o Brasil, em especial às condições de trabalho em que viviam. São livros, cartas de imigrantes, registros policiais, relatórios diversos, material diplomático de funcionários do Ministero Degli Affari Esteri, de inspetores de imigração, relatos de viajantes, médicos e engenheiros que estiveram à serviço de companhias italianas, boletins das atividades comerciais, de navegação e estatísticas consulares, estudos sobre direito internacional, de aplicação de leis e tratados, artigos de correspondentes de jornais italianos enviados para acompanhar aspectos do processo imigratório, análises sobre o processo imigratório feitas por observadores da época e fontes estatísticas. O periódico La Correspondance Internationale (1921-1939) foi reproduzido em microfichas: MF/1427-MF/1700.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- italiano
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem impressa disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
A documentação original pertence a bibliotecas e arquivos das cidades de Roma, Milão e Florença na Itália.
Existência e localização de cópias
II MR/0001-MR/0002
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ALVIM, Zuleika M. F. Brava gente!: os italianos em São Paulo, 1870-1920. 2. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1986. 189p.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
06/07/2005 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 6 de julho de 2005. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.