Coleção LJ - Liborio Justo

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL LJ

Título

Liborio Justo

Data(s)

  • 1930-1976 (com lacunas) (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

12 fotografias, 87 mapas, 04 postais, 276 folhetos, 360 títulos de periódicos, 1.366 livros, 2 pacotes com documentação ainda não avaliada (Reserva Técnica).

Área de contextualização

Nome do produtor

(1902-2003)

Biografia

Liborio Agustín Justo nasceu em Buenos Aires, em 1902. Filho de Agustín P. Justo, cresceu vinculado à um meio social conservador e à tradição histórica de seu país. Acadêmico de Medicina, abandonou sua formação e seguiu pelo Paraguai, Europa e Estados Unidos para trabalhar e estudar. Filiou-se ao Partido Comunista em 1932 e, em 1935, fundou a Liga Obreira Revolucionária, ligada à IV Internacional, período em que seu pai foi Presidente da República Argentina (1932-1938). Foi editor do jornal Lucha Obrera. A partir de 1943, retirou-se da política e passou a viver nas Ilhas Ibicuy, na província argentina de Entre Ríos, próximo à natureza, como tinha vivido em sua infância e adolescência. Estudioso da história política latino-americana, literato e crítico das letras argentinas, publicou diversos livros, entre eles: Nuestra Patria Vassala: historia del coloniaje argentino (1968) Bolivia: la revolución derrotada: 1946-1954 (1971) e Río Abajo (1955); alguns sob os pseudônimos de Quebracho e Lobodón Garra.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Após a doação, o titular continuou a enviar documentos ao AEL até pouco antes de sua morte.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Libório Justo em 1982.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conteúdo da biblioteca esta relacionado à esquerda latino-americana, no qual se destacam documentos do movimento trotskista boliviano; folhetos, periódicos e boletins da esquerda distribuídos na Argentina, Peru, Chile, Brasil, México, Cuba, entre outros; revistas, folhetos, boletins das correntes de extrema esquerda norte-americanas; revistas culturais do movimento negro; recortes de periódicos utilizados pelo titular para elaborar suas principais obras; revistas políticas argentinas da década de 50; correspondências internacionais e sul-americanas da Internacional Comunista; diários de orientação, revistas culturais; cadernos para o progresso do Partido Comunista Argentino; revistas e periódicos editados antes e durante o governo de Allende, no Chile.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada. Folhetos, periódicos e livros foram catalogados individualmente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Para o material da Reserva Técnica, agendamento prévio de três dias.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • espanhol
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Acervo: Sala 1 (Fotografias), Sala 4. Reserva Técnica

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos relacionados ao movimento trotskista argentino: Fernando Sánchez e Fundación Pluma.

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Livros catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: http://acervus.unicamp.br/.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado atual

Revisado

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

01/08/2003

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de agosto de 2003. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados