Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1982-2008] (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
84 caixas-arquivo e 5 pastas em grande formato de documentação não avaliada.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues nasceu em Pernambuco em 1947. Graduou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1969. No ano seguinte, especializou-se em Dinâmica Populacional pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Concluiu o mestrado em Ciência Política também pela USP em 1980 e o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas em 1992, com a tese “Política Demográfica e Parlamento: debate e decisões sobre o controle da natalidade”. Posteriormente, realizou o pós-doutorado pelo Centro de Estudos Demográficos da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, em 2000. Entre os anos de 1976 e 1995, atuou na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em diversas atividades direcionadas à política populacional, saúde pública e, principalmente, saúde da mulher. A partir de 1981, atuou como colaboradora da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), tendo sido membro de seu Conselho Consultivo a partir de 2007. Em 1982, integrou o quadro funcional da Unicamp como pesquisadora do recém criado Núcleo de Estudos de População (NEPO), passando a fazer parte de seu Conselho Superior em 2002. Pela mesma universidade, participou do Comitê de Redação da revista "MultiCiência", publicação dos Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp, além de ter sido professora colaboradora e membro do Conselho do Programa de Pós-graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Foi consultora de diversos periódicos científicos e integrante do Grupo de Pesquisa em População e Saúde do CNPq. Entre 2001 e 2002, foi secretária-executiva da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Participou do Conselho Diretor (2001-2002) e do Conselho Consultivo (a partir de 2003) da Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y del Caribe (RSMLAC). Entre os anos de 2004 e 2006, integrou o Comitê Assessor Nacional da Comissão Intergovernamental de Saúde Sexual e Reprodutiva do Mercosul, ligado ao Ministério da Saúde. Atuou também como membro-associado da organização Católicas pelo Direito de Decidir. Em sua focada atuação profissional e acadêmica, Bel Baltar, como era carinhosamente conhecida, procurou centrar-se na análise do processo político de discussão e decisão no Congresso Nacional sobre questões relativas à saúde reprodutiva e sexual da mulher – com ênfase no aborto – e regulamentação do trabalho, avaliando o contexto da participação de atores políticos e sociais. Destacou-se como militante do movimento feminista nacional nas lutas em defesa dos direitos humanos, dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e, mais especificamente, pela descriminalização do aborto. Morreu em 14 de outubro de 2008 em decorrência de um acidente automotivo.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em setembro de 2009, a então coordenadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp, Profa. Dra. Regina Maria Barbosa, entrou em contato com a direção do AEL manifestando a intenção por parte daquela instituição em doar a documentação relativa ao trabalho de pesquisa da Profa. Dra. Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues. O ato obedecia a um desejo expressado ainda em vida pela titular. A doação do material foi oficializada durante cerimônia de homenagem à Maria Isabel Baltar e inauguração da biblioteca com seu nome, realizada nas dependências do Nepo em 27 de outubro de 2009, poucos dias após o aniversário de um ano do seu falecimento.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação do Núcleo de Estudos de População (Nepo) por intermédio de Regina Maria Barbosa, em 27 de outubro de 2009.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é composto pela documentação produzida e acumulada por Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues no decorrer de suas atividades acadêmicas e profissionais, com ênfase na sua atuação enquanto pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp. Contém livros, manuscritos e material jornalístico sobre temas relacionados ao trabalho feminino, aos direitos reprodutivos das mulheres e, em particular, às iniciativas pela descriminalização do aborto.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com restrição. Para mais informações, entre em contato pelo email: aeldigit@unicamp.br.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Uma listagem parcial da documentação está disponível mediante solicitação.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Reserva técnica.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ROCHA, Maria Isabel Baltar da. Política demográfica e parlamento: debates e decisões sobre o controle da natalidade. 1992. [267]f Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580465. Acesso em: 26 jan. 2022.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
02/2021 (criação).
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Lívia Cristina Corrêa, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em fevereiro de 2021.