Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1970-2015] (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Textual e iconográfico: 215 CD’s, 171 caixas-arquivo, 8 pastas de grande formato, 3 pacotes e 4 pôsteres em madeira; Audiovisual: 138 fitas de vídeo, 118 películas cinematográficas e 26 DVD's; Sonoro: 10 fitas sonoras (rolo e cassete); Tridimensional: 1 adereço indígena emoldurado, 1 projetor V8, 1 filmadora, carretéis vazios para projeção e amostras de petróleo.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Arsênio Oswaldo Sevá Filho nasceu na cidade de Campinas, São Paulo, em 18 de agosto de 1948. Concluiu o antigo ensino ginasial no Colégio Culto à Ciência, época em que ingressou no movimento estudantil secundarista. Graduou-se em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1971, e obteve o mestrado na mesma especialidade na COPPE/UFRJ, em 1974. No ano seguinte e em parte de 1976, trabalhou comissionado no então Ministério de Educação e Cultura, no Departamento de Assuntos Universitários. Entre 1976 e 1986, atuou como professor do Centro de Tecnologia da UFPB, em João Pessoa. Obteve o doutorado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris-I Panthéon-Sorbonne, em 1982, com pesquisa sobre os aspectos políticos e geográficos dos investimentos internacionais em eletricidade, mineração e metalurgia. Em 1988, obteve por concurso o título de Livre-Docente na área de Mudança Tecnológica e Transformações Sociais do Instituto de Geociências da Unicamp. Em 1991, foi admitido no quadro docente permanente da universidade, integrando o Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica, onde também fez parte, até 2007, do corpo docente pleno na área de pós-graduação em Planejamento Energético. Na mesma faculdade, criou a disciplina Energia, Sociedade e Meio Ambiente e a linha de pesquisa correspondente, na qual orientou várias teses de doutorado e dissertações de mestrado. Foi credenciado como docente colaborador em cursos de pós-graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp: em 2007, no departamento de Antropologia, na área de concentração Processos Sociais e Territorialidades; e em 2008, no de Ciências Sociais, na área Processos Sociais, Identidades e Representações no Mundo Rural. A trajetória de Oswaldo Sevá foi marcada pela militância – cotidiana e institucional – na defesa dos direitos das pessoas e do meio ambiente frente aos abusos e devastação consequentes dos grandes empreendimentos de produção e distribuição de energia, principalmente no setor hidrelétrico. Nesse sentido, foi pesquisador de destaque no cenário nacional e internacional em questões relacionadas ao meio ambiente, realizou o mapeamento de riscos ambientais em diferentes regiões brasileiras e trabalhou junto a diversas entidades ligadas à causa ambiental. Também se tornou uma referência por assessorar movimentos sociais populares como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e de trabalhadores das grandes obras e empreendimentos dos setores energéticos. Atuou interdisciplinarmente nas áreas de saúde do trabalhador e de conflitos ambientais decorrentes de projetos e ações desenvolvimentistas. Junto às comunidades e povos atingidos, construiu formas de produção de conhecimento sobre seus territórios e os conflitos que os envolviam, instrumentalizando-as, dessa maneira, em suas lutas por direitos. Morreu em 28 de fevereiro de 2015.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A maioria do material audiovisual e cartográfico estava na casa de Oswaldo Sevá e Aline Ricky, sua companheira. Parte da documentação textual encontrava-se na casa de Francisco Del Moral, que posteriormente foi reunida na casa do titular para ser transferida ao AEL. Havia ainda documentos em sua sala na Unicamp, que foram reunidos por Janaína Tude Sevá, sua filha, e alguns alunos de pós-graduação que foram orientados por Oswaldo Sevá. O recolhimento dos documentos pela equipe técnica do AEL ocorreu entre os dias 1 e 3 de fevereiro de 2016.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Janaína Tude Sevá, filha do titular, em 31 de março de 2016.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto documental é constituído, principalmente, por material produzido e acumulado por Oswaldo Sevá ao longo de sua carreira acadêmica e engajamento social e ambiental. Nesse sentido, o acervo compreende três grandes campos de atividade do titular: docência na área de energia, ambiente e sociedade; pesquisa e extensão universitárias sobre produção de energia e grandes projetos; e assessoria técnica popular sobre as implicações dos grandes projetos e sistemas produtores de energia para a saúde do trabalhador, populações atingidas e para o meio ambiente. Contém textos, relatórios, planos de aulas, projetos de pesquisa, livros, periódicos, fotografias, slides, negativos, transparências, material audiovisual, além de uma destacada mapoteca.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem de mídias.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo e Reserva Técnica
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
SEVÁ, Janaína Tude; NOBREGA, Renata da Silva. “Tecnologia, natureza e ciências sociais: um engenheiro e seu caleidoscópio humano”. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 30., 2016, João Pessoa.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
07/2020 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Lívia Cristina Corrêa, técnica da Seção de Processos Técnicos e Atendimento do AEL, em julho de 2020.