Coleção PL - Paschoal Lemme

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL PL

Título

Paschoal Lemme

Data(s)

  • [1920-1940] (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Cerca de 2.000 publicações, textos manuscritos e fotografias em quantidade ainda não avaliada.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1904-1997)

Biografia

Paschoal Lemme nasceu em 12 de novembro de 1904, no Rio de Janeiro, filho de Antônio Lemme e Maria do Nascimento Lemme. Engenheiro de formação e educador, atuou na rede pública como professor, administrador e idealizador de mudanças no sistema de ensino, sempre presente nas reformas significativas da área. No final da década de 1920, participou ativamente da reforma da instrução pública junto com Fernando de Azevedo e da equipe de Anízio Teixeira, na Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal (1931-1935). Pioneiro na educação para adultos, promoveu os cursos supletivos na União Trabalhista, enquanto dirigia a Superintendência dos Cursos de Continuação e Aperfeiçoamento. Em 1934, foi um dos autores do Manifesto dos Inspetores de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, clamando por mudanças estruturais e ideológicas no ensino público. Dois anos depois, era responsável pela direção da Superintendência da Educação de Adultos e foi preso acusado de ministrar um curso com orientação marxista aos operários. Recebeu diversos prêmios e honrarias, como a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo (1993); o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Fluminense (1955) e o título de Professor Emérito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1996). Faleceu em 14 de janeiro de 1997, no Rio de Janeiro.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Maria Lúcia Lemme Weiss em 17 de outubro de 2002.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção é formada por livros de História do Brasil, História e Cultura Geral, História das religiões, exemplares da Revista de Educação e Política e folhetos produzidos por órgãos educacionais. Traz ainda livros de temática marxista e movimento comunista, com obras de Marx, Engels, Lenin, Stalin e textos dos partidos comunistas da União Soviética, China, Albânia, Polônia, França, entre outros países.

Avaliação, seleção e eliminação

Antes da doação à Unicamp parte de sua biblioteca, manuscritos e outros documentos textuais foram entregues à Universidade Federal do Rio de Janeiro, para as atividades do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes/FE/UFRJ). Os livros de literatura foram doados às bibliotecas públicas do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada. Periódicos e livros foram catalogados individualmente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Colsulta livre para livros. A documentação deve ser reservada com 3 dias de antecedência.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • francês
  • inglês
  • português do Brasil
  • russo

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Acervo: Salas 1 (Fotografias), 2 e 4

    Existência e localização de cópias

    CD/00058

    Unidades de descrição relacionadas

    Consulte também o fundo Paschoal Lemme no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ).

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Livros catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: http://acervus.unicamp.br/.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado atual

    Revisado

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    03/11/2005

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 3 de novembro de 2005. Revisada por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.

        Área de ingresso