Fundo TOK - Turma OK

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL TOK

Título

Turma OK

Data(s)

  • 1963-1990 (período predominante) (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

16 pastas de documentação textual e publicações periódicas.

Área de contextualização

Nome do produtor

Nome do produtor

História administrativa

A Turma OK foi oficialmente fundada em 13 de janeiro de 1961 na cidade do Rio de Janeiro como um grupo voltado para a sociabilidade entre homossexuais. A ideia surgiu de um conjunto de amigos que já se reuniam informalmente em seus apartamentos. Esses encontros ocorriam semanalmente, ou quinzenalmente, e muitos dos seus frequentadores eram moradores da zona sul da cidade. Apesar de a grande maioria ser composta por homens, algumas mulheres também frequentavam as reuniões. Um de seus anfitriões mais conhecidos foi Antônio Peres, um boliviano residente do Edifício Varsóvia, no bairro do Flamengo. A partir daí surgiu a ideia de formar um grupo de nome “Tudo OK”, alcunha que funcionava como uma espécie de senha entre os associados. Logo, no entanto, passaram a denominar-se como “Turma OK”. Em 1962, o grupo reforçou seus quadros com a entrada de homens que participavam de outros círculos homossexuais, entre eles Agildo Bezerra Guimarães, editor do jornal “O Snob”. Com o crescimento do número de participantes, os encontros passaram a acontecer, num primeiro momento, nas dependências do Clube 1° de Maio e depois no Cabaré Casa Nova, uma boate no bairro da Lapa. Permaneceram nesse espaço por três anos antes de se mudarem para uma sede própria. Seu espaço congrega um conjunto variado de atividades que incluem festas, reuniões, concursos e, principalmente, os shows de “artistas-transformistas”, itens emblemáticos do grupo. Apesar da repressão durante a Ditadura Militar e do impacto causado pelo aparecimento da AIDS, o grupo Turma OK conseguiu resistir e continua com suas atividades até a atualidade, sendo uma das organizações de socialização LGBT mais antigas do Brasil.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Agildo Bezerra Guimarães em 1990.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto reúne uma pequena porção de documentos relativos às atividades do grupo, tais como correspondência e comunicados enviados aos associados, panfletos, recortes de jornais, textos de outros grupos homossexuais e o boletim “Okzinho”, órgão oficial da Turma Ok. O destaque da documentação encontra-se na raríssima coleção de pequenos jornais voltados ao público homossexual editados entre as décadas de 1960 e 1970, muitos de maneira artesanal: “O Snob” (1963-1969), “Darling” (1968) e “Gente Gay” (1976-1978), editados no Rio de Janeiro com a participação de Agildo Bezerra Guimarães; e outros títulos como “Aliança de Ativistas Homossexuais”, “Cray Press Magazine”, “Foyer”, “La Saison”, “Le Femme”, “Littlle Darling”, “Mammy’s News”, “O Centauro”, “O Grupo”, “O Vic”, “Tiraninho”, entre outros.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

O upload do instrumento de pesquisa foi concluído

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

TOK pastas 1-16

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos relacionados ao movimento LGBT: Clovis Casemiro, Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), Grupo Outra Coisa - Ação Homossexualista, Grupo SOMOS, Identidade – Grupo de Luta pela Diversidade Sexual, João Antônio Mascarenhas, Mo.Le.Ca. – Movimento Lésbico de Campinas e Paulo Ottoni.

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Soliva, Thiago Barcelos. A confraria gay: um estudo de sociabilidade, homossexualidade e amizades na Turma OK. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia), PPGSA, UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.

Área de notas

Nota

Consulte também o site da Turma OK, disponível em: https://turmaok.com.br/.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

04/2021 (revisão)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Roberta Botelho, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL. Complementação e revisão realizadas por Lívia Cristina Corrêa em abril de 2021.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados