Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- Década de 1980 (período predominante) (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
3 metros lineares de documentação textual (127 pastas suspensas), 2 títulos de periódicos, 16.445 fotografias, 3 cartazes e 22 fitas de áudio em rolo.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O jornal “Voz da Unidade” surgiu em março de 1980, em São Paulo, como periódico porta-voz do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em suas páginas, publicava colunas de política, economia, cultura, educação, sindicalismo, noticiário nacional e internacional, questão feminina e esportes. Seu primeiro diretor responsável foi Henrique Cordeiro, que exerceria o cargo até 1983, sendo o Conselho Editorial da época formado por Armênio Guedes, Lindolfo Silva, Teodoro Melo e Gildo Marçal Brandão. João Avelino assumiu a direção do jornal a partir de maio de 1983, sendo sucedido no cargo por Luís Carlos Azedo, a partir de outubro de 1987. Defendeu as ideias veiculadas pelos militantes comunistas em todo o país, reforçou a busca por unidade das forças democráticas e foi também incentivador das campanhas pela legalidade do PCB, pelo fim da ditadura militar e pela estabilidade econômica. Em diversas cidades do Brasil, os militantes “Amigos da Voz” montaram comitês de apoio e difusão do jornal nos bairros, escolas e locais de trabalho com a finalidade de obter legitimidade, maior popularidade e, em diversos momentos, angariar fundos para sua continuidade. Ao longo dos 11 anos, 516 edições do jornal foram publicadas, ainda que os dois últimos números, de 1991, contassem com um novo nome, isto é, “Partido Novo”, anunciando mudanças no velho PCB. A última edição do jornal circulou em junho de 1991, dedicada especialmente às resoluções políticas do IX Congresso do PCB, realizado no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Como parte do Programa de Preservação da Memória do Partido Comunista Brasileiro (PCB), em maio de 1992, o Partido Popular Socialista (PPS) deixou sob custódia do AEL a documentação do PCB que se encontrava sob a guarda do Instituto Astrojildo Pereira. O conjunto documental fotográfico do Fundo Voz da Unidade foi catalogado com apoio da Fapesp em 1999, e suas peças foram higienizadas e acondicionadas com apoio da Fundação Vitae, em 1998.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Encaminhado ao AEL sob custódia em 25 de maio de 1992 por Roberto Freire, então presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS).
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é composto, em sua grande maioria, pela documentação fotográfica do jornal, além de alguns títulos de periódicos e cartazes. As imagens formam um importante retrato da atuação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do panorama político, econômico e sócio cultural nacional e mundial durante a década de 1980.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
O conjunto documental foi parcialmente organizado em cinco grupos:
1) Política Internacional
2) Partido Comunista Brasileiro
3) Sindicalismo
4) Política Nacional
5) Conjuntura Econômico Sociocultural
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- alemão
- espanhol
- inglês
- português do Brasil
- russo
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo: Sala 1 (Fotografias, Mídias), Sala 4 (VU p. 001-127)
Existência e localização de cópias
Cópias das fotografias estão disponíveis para consulta no AEL Digital: https://ael.ifch.unicamp.br/ael-digital.
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Fundo Voz da Unidade: organização dos documentos fotográficos. Trabalho premiado na categoria Pôster, no XIII Congresso Brasileiro de Arquivologia, Salvador, BA, 17 a 20 de outubro de 2000.
Área de notas
Nota
Os itens documentais entraram no sistema através de transferência de dados do sistema eletrônico SUARQH. Portanto alguns campos como dimensão e suporte e características técnicas, não estão muito claros. Devido a grande dimensão do fundo, optamos por corrigir os itens de apenas uma série de fotografias que pode servir de exemplo para a compreensão dos demais itens. A série escolhida foi a série Fotografias do grupo Partido Comunista Brasileiro e subgrupo Voz da Unidade.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
01/03/2001 (criação)
08/2021 (revisão)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Roberta Botelho, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de março de 2001. As fotografias foram organizadas e catalogadas por Roberta Botelho, Patrícia Cano Saad, Márcia Borges e Luciane. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em agosto de 2021.