Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1906 - 1973 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Textuais e cópias digitalizadas (1090 itens documentais)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Joaquim da Costa Ribeiro nasceu no Rio de Janeiro. Filho de Antonio Marques da Costa Ribeiro. Diplomou-se engenheiro civil e engenheiro mecânico-eletricista, em 1928 na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, antiga Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em 1933, tornou-se livre docente e desde 1946, professor catedrático de física geral e experimental da Faculdade Nacional de Filosofia, na qual foi professor chefe do Departamento de Física. Iniciou sua atividade acadêmica em 1940, com trabalhos originais sobre um novo método para a realização de medidas de radioatividade e a aplicação desse método ao estudo de minerais radioativos brasileiros. Em 1944, que descobriu um novo fenômeno físico de caráter muito geral, consistindo na produção de cargas elétricas associadas a mudanças de estado físico de dielétricos em que uma das fases é sólida, fenômeno esse que denominou de efeito termo-dielétrico, também conhecidocomo efeito Costa Ribeiro. O estudo deste fenômeno gerou grande interesse nos meios científicos do país e do exterior. A partir de então, fez parte de várias expedições de estudo no Brasil e no exterior, participando de conferências e congressos. Em 1953, foram-lhe conferidos o Prêmio Einstein, da Academia Brasileira de Ciências, pela descoberta do efeito termo-dielétrico e o Prêmio Álvaro Osório de Almeida, do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), pelo conjunto de sua obra científica. Participou e foi membro, como delegado do Brasil, do Comitê Consultivo das Nações Unidas para as Aplicações Pacíficas da Energia Nuclear. E, em 1955 e 56 colaborou na elaboração do projeto do Estatuto da Agência Internacional de Energia Atômica, tendo participado também, como delegado do Brasil, da Conferência Internacional de Nova York que aprovou o texto finaldo referido Estatuto. Foi designado membro da Comissão de Energia Atômica do CNPq da qual foi posteriormente presidente, ainda em 1956. Em 1957, foimembro da Comissão Nacional de Energia Nuclear da Presidência da República. Em outubro de 1957 participou como delegado do Brasil, da I Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica em Viena. E, em fevereiro de 1958, por indicação do Diretor Geral, homologada pela respectiva junta Governativa, foi nomeado Diretor da Divisão de Intercâmbio e Treinamento da Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, cargo que desempenhou até novembro de 1959. De regresso ao Brasil em dezembro de 1959, reassumiu suas funções como membro do Conselho Deliberativo do CNPq, suas aulasdo curso normal do Instituto de Educação, como professor catedrático, a chefia do Departamento de Física e a cátedra de Física Experimental da Faculdade Nacional de Filosofia. Como reconhecimento ao seu trabalho, em 10 de outubro de 1973, foi-lhe conferida a Medalha Carneiro Felippe, oferecida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, recebida por seu filho mais velho Sérgio Cristiano Costa Ribeiro, também físico.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Em 8 de dezembro de 1988 o Centro de Lógica recebeu o arquivo de Joaquim da Costa Ribeiro, em comodato. O Fundo foi arranjado e digitalizado. No ano de 2006, a família Costa Ribeiro decidiu por transferir os originais para o Museu de Astronomia (MAST). As duplicatas e o arquivo digitalizado encontra-se à disposição do pesquisador.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentos pessoais, correspondência, produção científica manuscrita e impressa, produção lírica e fotografias.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre mediante cadastro do pesquisador.
Condiçoes de reprodução
Mediante autorização dos Arquivos Históricos/SPCLEARQ
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Museu de Astronomia e Ciências Afins (arquivo original)
Existência e localização de cópias
SPCLEARQ (arquivo digitalizado e duplicatas no original).
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Cada documento foi descrito seguindo as características físicas da unidade documental. Esse Arquivo foicou sob a guarda do Centro de Lógica de 1989 até setembro de 2006, ano em que a família decidiu transferir o Fundo para o Musu de Astronomia e Ciências Afins, localizado no Rio de Janeiro.
Atualmente, o Arquivos Históricos do CLE guardam uma cópia digital dos documentos e alguns originais (duplicatas).
Nota
Joaquim-da-Costa-Ribeiro
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
2021-03-06
Idioma(s)
- português
- alemão
- inglês