Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1980-1997 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
01 processo e 01 encadernado
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife, PE. Graduou-se em Direito pela Universidade do Recife, em 1947 e tornou Livre-Docente em 1960, pela mesma Universidade com a tese intitulada: Educação e Atualidade Brasileira. Esteve exilado no Chile, Estados Unidos e Suíça, no período de 1964 a 1980. No Chile, onde permaneceu de novembro de 1964 a março de 1969, teve a oportunidade de trabalhar na alfabetização de adultos e da educação popular em geral junto ao Instituto de Desarollo Agropecuário - INDAP, Corporación de La Reforma Agrária - Cora e do Ministério da Educação. Foi Professor da Universidade Católica de Santiago e do Instituto Latino-Americano de Estudos Sociais - IALDES Coordenou Seminários na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, no Instituto Latino Americano de Pesquisas Sociais, no Centro de Estudos Intelectuais de Cuernavaca, México, e universidades norte-americanas de Havard, Fordhan, Columbia, New York, Indiana e do Princeton Theological Seminary. Nos Estados Unidos, onde esteve de abril de 1969 a fevereiro de 1970, foi professor visitante da Universidade de Havard. Na Suíça, permaneceu de 1970 a 1980 trabalhando como professor da Faculdade de Educação da Universidade de Genebra (1972-1974), além de consultor especial do Conselho Mundial de Igrejas - Departamento de Educação. Chegando na UNICAMP em 1980, foi contratado como Professor na Faculdade de Educação - FE e no mesmo período foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Fundou o Instituto Paulo Freire - IPF, que é uma associação civil, sem fins lucrativos formada por uma rede internacional de pessoas e instituições, com membros distribuídos em vinte e quatro países. Em 1998, durante a realização do I Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, em São Paulo, foi formado o novo Conselho Internacional de Assessores do IPF, que conta agora com 65 membros (o Conselho Internacional de Assessores é renovado a cada Fórum). Paulo Freire faleceu no dia 2 de maio de 1997 em São Paulo, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Hoje Paulo Freire é respeitado e admirado no Brasil e no mundo pela sua intensa dedicação a Educação Dentre os títulos obtidos e cargos aos quais Paulo Reglus Neves Freire ocupou, desatacam-se: Doutor "Honoris Causa" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1988). Livre Docente Universidade do Recife (1960). Graduação em Direito Universidade do Recife (1947). Professor Faculdade de Educação - FE UNICAMP (1980-?). Secretário de Educação no Município de São Paulo (1989). Fundador e Diretor do Centro de Estudos em Educação "Vereda", São Paulo. Obteve os títulos de "Doutor Honoris Causa" das seguintes universidades: - Open University of London - Universidade de Louvain - Universidade de Genebra - Michigan University (Ann arbor) e Universidade de Salamanca e Doutor "Honoris Causa" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Obteve muitos Prêmios, entre eles: "Educador do Ano" UNESCO (1975) - "Prêmio Rei Balduino", Bruxelas (1980) - "Medalha Rolb Kidd", Canadá - e "Prêmio Haper" atribuído também a Elza Freire, sua esposa, pela contribuição de ambos na Pedagogia - Associação de Educadores Cristãos do Canadá e dos Estados Unidos - Los Angeles, USA (1983), entre outros.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Os documentos que compõem esta coleção integram o fundo Diretoria Geral de Recursos Humanos, que são reunidos e incorporados pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp, de forma sistematizada. Foram identificados neste instrumento com o objetivo de facilitar o acesso aos documentos produzidos pelo docente no decurso de suas atividades.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Acervo do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção é composta pelo processo de vida funcional e um anexo intitulado: "Análise de Práticas em Educação" que trata de uma esquematização das propostas de estudos e pesquisa desenvolvidos em 82/83 por grupos de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: Arquivo Central/SIARQ
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
10/08/2004
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Informações extraídas do processo de vida funcional nº12250/86, localizado no SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos. Da pasta de comprovantes curriculares DGRH CC.I nº38.216, localizada no SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos. Da página da Isto É "O Brasileiro do Século" em Ciência Tecnologia e Educação. Disponível em: http://www.terra.com.br/istoe/biblioteca/brasileiro/ciencia/ciencia15.htm Acesso em: 24 jun. 2004. Da página do Instituto Paulo Freire. Disponível em: <http: