Fundo HC - Hospital das Clínicas (HC)

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ HC

Título

Hospital das Clínicas (HC)

Data(s)

  • 1967- (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

68 caixas aproximandamente 16.160 processos e 2.295 rolos de microfilmes.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1967)

História administrativa

Previsto inicialmente na Lei 4.996/1958 como uma entidade autárquica, o Hospital de Clínicas (HC) foi incorporado à Unicamp, de acordo com a Lei 7.655/1962 e formalizado nos Estatutos da Universidade, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969. O HC é uma unidade da Diretoria Executiva da Área de Saúde (DEAS) e vinculada à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para fins de ensino, pesquisa e prestação de ações e serviços de saúde de alta complexidade destinados à comunidade. A unidade contribui com a formação de profissionais em ciências médicas e cursos correlatos, colabora e contribui para a educação médico-sanitária da população e presta assistência médico-hospitalar por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a expansão da Universidade no início da década de 1970, ficou definida a construção do HC da Unicamp. A pedra fundamental foi lançada em 1975, mas as atividades tiveram início quatro anos depois, com a instalação de algumas alas, como ambulatórios e internação. Após a conclusão da sua estrutura, o HC foi oficialmente inaugurado em 1986. Daí em diante, diversos serviços, laboratórios e outros ambulatórios foram também sendo implantados. Pacientes de quase todos municípios de São Paulo e vários estados são atendidos nos ambulatórios do hospital, em praticamente todas as especialidades e subespecialidades clínicas e cirúrgicas. Atualmente, o HC é considerado um dos maiores hospitais gerais do interior do Estado de São Paulo e um centro de excelência médica nacional.

História do arquivo

Os microfilmes de: Boletins de Atendimento de Urgência do Pronto Socorro, AA Exames Radiológicos fichas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Prontuário de Idosos, Traçados de Eletroencefalografia do Núcleo de Atendimento e Procedimentos Especializados - armazenados no setor de microfilmagem da Diretoria Geral da Administração foram transferidos para o Arquivo Central/Siarq em 1992 quando houve a reestruturação do Setor. Microfilmes de prontuários médicos de pacientes que entraram em óbito são transferidos com regularidade ao Arquivo Central/Siarq desde 1998 através do Serviço de Arquivo Médico e Estatística.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo é constituído por processos administrativos. Microfilmes de: Boletins de Atendimento de Urgência do Pronto Socorro Exames Radiológicos Boletins da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar Prontuário de Idosos, Traçados de Eletroencefalografia do Núcleo de Atendimento e Procedimentos Especializados prontuários médicos de pacientes que entraram em óbito.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

set.1992 204 rolos microfilmes jul.1998 1.668 rolos microfilmes dez.2000 66 rolos microfilmes mar.2001 81 rolos set. 2001 144 rolos microfilmes jan. 2002 61 rolos microfilmes out.. 2002 71 rolos microfilmes

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Idioma do material

  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Necessária leitora para consulta aos microfilmes.

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    20/09/2002

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Os documentos foram organizados sob a coordenação de Márcia Aparecida Marques Silveira.

        Área de ingresso