Série FEN - Filmes e Chapas de Emulsão Nuclear de Pesquisas em Raios Cósmicos

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ Lattes_FEN

Título

Filmes e Chapas de Emulsão Nuclear de Pesquisas em Raios Cósmicos

Data(s)

  • 1950 - 1980 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

85.000 (chapas e filmes de emulsão nuclear)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1924-2005)

Biografia

Cesar Mansueto Giulio Lattes nasceu em 11 de janeiro de 1924, em Curitiba, PR. Ingressou no curso de Bacharelado em Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1939-1943). Em seguida foi contratado como professor assistente de física teórica e matemática do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP (1944-1949). Foi pesquisador associado do H. H. Wills Laboratory - Universidade de Bristol (1946-1947), onde nesse período publicou juntamente com G. Occhialini e C. Powell na Revista Nature o trabalho sobre a descoberta do meson-pi e da desintegração pi-mi. Foi bolsista da Fundação Rockfeller e consultor do Radiation Laboratory (1948), ano em que publicou com E. Gardner na Science o trabalho sobre a detecção da produção do meson-A negativo no cíclotron de 184 de Berkeley. Voltou ao Brasil e foi contratado como professor catedrático de física nuclear da Universidade do Brasil (1949-1967). Idealizou o Laboratório de Física Cósmica de Chacaltya na Bolívia (1952-1954). Foi professor catedrático da USP e chefe do laboratório para estudos de interações de altas energias na radiação cósmica (1960-1967). Em 1962 iniciou o programa da Colaboração Brasil-Japão para a pesquisa em raios cósmicos, no laboratório de Chacaltaya, onde deu continuidade na Unicamp a partir de 1967 onde passou a ser o executor do programa e líder de grupo de pesquisas em raios cósmicos. Na Unicamp, ocupou os cargos de Diretor do Departamento de Cronologia, Raios Cósmicos e Altas Energias do Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW -UNICAMP (1980-1982 e 1982-1983) Coordenador do Curso Superior UNICAMP (1973-1984). Aposentou-se em 1998, após 30 anos dedicados a docência e pesquisa. Faleceu em 08 de março de 2005 de parada cardio-respiratória, na cidade de Campinas. Cesar Lattes foi o fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e primeiro diretor Científico, pesquisador titular e pesquisador emérito (1949-2005) Membro da Comissão que elaborou o anteprojeto de criação do Conselho Nacional de Pesquisas (1949-1955), Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1951) Presidente da Comissão Internacional das Câmaras de Emulsão. Acumulou prêmios, entre eles destacam-se: Doutor Honoris Causa pela Universidade de São Paulo (1948) e Doutor Honoris Causa pela Universidade de São Paulo (1987).

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Prof. Edison Shibuya

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Predominam chapas e filmes de emulsão nuclear obtidos a partir da detecção dos raios cósmicos recebidas de órgãos estrangeiros (ICEF – International Cooperative Emulsion Flights) desenvolvidos no Mar do Caribe, Berkeley, Genebra, Oceano Pacífico, e do Laboratório de Chacaltaya - Bolívia, proveniente do convênio firmado entre a Universidade de Campinas e Universidade de San Mayor de San Andres coordenado pelo prof. César Lattes.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Os filmes estão identificados e numerados sequencialmente por grupos de experências realizadas.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

livre

Condiçoes de reprodução

Devem ser observadas as normas do AC/SIARQ

Idioma do material

  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Para vislalizar os filmes são necessários microscópios ópticos, fotodensitômetros e negatoscópio.

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Localização Física: Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    • Fundo Instituto de Física Gleb Wataghim (IFGW)
    • Fundo Reitoria: 01P-2278/69 (solicita a exportação de filmes e placas de emulsão nuclear...destinadas a Tokio -Japão), 01P-3725/72 (exportação das chapas virgens para a Bolíviaa fim de serem utilizadas na camara de emulsões nucleares); 01P-1616/77 (doação de chapas virgens monocromáticas pelo grupo de japoneses...); 01P-1608/79 (doação de chapas monocrmáticas ao prof. C. Lattes).

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    16/07/2009

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Informações extraídas do processo de vida funcional nº215/67, localizado no SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos. Da página da Plataforma Lattes Disponível em: http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/consultapesq.prc_querylist Acesso em: 21 jun. 2004. Da página Isto é. O Brasileiro do Século. Categoria Ciência, Tecnologia & Educação Disponível em: http://www.terra.com.br/istoe/biblioteca/brasileiro/ciencia/ciencia15.htm Acesso em: 24 jun. 2004 . Jornal da Unicamp, ed. n. 281.

        Área de ingresso